Topo

Esse conteúdo é antigo

Petistas comemoram Datafolha com Lula à frente de Bolsonaro: 'Voltaremos'

Segundo a pesquisa divulgada hoje, Lula venceria Bolsonaro com folga - 55% a 32% - no segundo turno - Marcelo D. Sants/Framephoto/Estadão Conteúdo
Segundo a pesquisa divulgada hoje, Lula venceria Bolsonaro com folga - 55% a 32% - no segundo turno Imagem: Marcelo D. Sants/Framephoto/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

12/05/2021 18h51Atualizada em 12/05/2021 20h48

Parlamentares do PT comemoraram hoje o resultado da pesquisa Datafolha que coloca o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em uma eventual disputa nas eleições de 2022. Os políticos definiram os números como uma "esperança" para o Brasil e um indício de o partido poderá voltar a comandar o país a partir de 2023.

Segundo o levantamento, Lula lidera a corrida presidencial no primeiro turno — 41% a 23% — e venceria Bolsonaro com folga de mais de 20 pontos percentuais — 55% a 32% — no segundo. O atual presidente também aparece com a maior rejeição, com 54% dos entrevistados dizendo que não votariam nele de jeito nenhum.

"Datafolha confirma: o Brasil voltou a ter esperança na reconstrução do país, com crescimento e justiça social, como foi nos governos do Lula. Pesquisa também confirma que não dá para seguir com Bolsonaro. É hora de lutar pela vida do povo, com pés no chão e fé no futuro", escreveu a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT.

A pesquisa Datafolha foi feita de forma presencial com 2.071 brasileiros de 16 anos ou mais, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro máxima, segundo o instituto, é de dois pontos percentuais para mais ou para menos

Confira outras reações à divulgação da pesquisa:

Alexandre Padilha (PT-SP), deputado federal e ex-ministro da Saúde

"Voltaremos! A vida vai vencer a morte!"

Maria do Rosário (PT-RS), deputada federal e ex-ministra dos Direitos Humanos

"Pode armando o coreto e preparando aquele feijão preto, eu tô voltando! Lula 55% x Bolsonaro 32%. Já vou avisando para os lacaios do atual, puxa-sacos do genocida, nem tentem se disfarçar."

Erika Kokay (PT-DF), deputada federal

"Datafolha: Lula lidera corrida eleitoral de 2022 e marca 55% contra 32% de Bolsonaro no 2º turno. O Brasil vai voltar a ser do povo brasileiro!"

Helder Salomão (PT-ES), deputado federal

"Datafolha confirma: o povo tá com saudades do tempo do Lula!"

Lindbergh Farias (PT-RJ), vereador pelo Rio de Janeiro e ex-senador

"Datafolha confirma! Lula dispara é o único candidato capaz de derrotar o governo genocida de Bolsonaro. 55% contra 32% no segundo turno! Com Lula na Presidência, o povo brasileiro vai voltar a sorrir."

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), candidato à prefeitura de São Paulo em 2020, também comentou sobre o levantamento do Datafolha.

"O Datafolha que acaba de sair é desolador para Bolsonaro. Ele perde de longe para Lula, mas chama atenção que também perde para Ciro [Gomes] e [João] Doria no 2º turno. A rejeição ao genocida é estratosférica, de 54%. É o candidato a perder a eleição. Isso terá reflexos políticos em breve", disse.