Topo

Esse conteúdo é antigo

Salles pediu demissão após saber que seria preso, diz jornal

O agora ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, durante evento no Palácio do Planalto - Ueslei Marcelino/Reuters
O agora ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, durante evento no Palácio do Planalto Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

Do UOL, em São Paulo

26/06/2021 11h54Atualizada em 26/06/2021 13h15

O ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles decidiu deixar a pasta quando soube, na terça-feira, 22, que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes pediria sua prisão, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo.

Salles comunicou sua saída do ministério ao presidente da República, Jair Bolsonaro, na quarta-feira (23), um dia após saber, por meio de um colega, do risco de prisão.

Segundo o jornal, Bolsonaro chegou a pedir que o ex-ministro ficasse no cargo e enfrentasse o Supremo, mas Salles teria respondido que, além de levar a crise para o centro do governo, temia pela segurança da mãe, também investigada.

Salles é alvo de um inquérito, autorizado pelo Supremo a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que investiga um esquema ilegal de retirada e venda de madeira. A Polícia Federal apura operações financeiras dele, com base no escritório de advocacia do qual é sócio com a mãe, em São Paulo.

O pedido de prisão teria como fundamento as suspeitas de que o ex-ministro estaria tentando prejudicar as investigações.

Há suspeita de que Salles usava o cargo no ministério para favorecer madeireiros que desmatam a Amazônia, abrindo caminho para o contrabando de madeira ilegal. O ex-ministro, contudo, nega as acusações.