Topo

Esse conteúdo é antigo

Greenpeace Brasil critica substituto de Salles com meme de Chico Buarque

Ricardo Salles pediu para sair do governo Bolsonaro - José Cruz/Agência Brasil
Ricardo Salles pediu para sair do governo Bolsonaro Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Colaboração para o UOL

23/06/2021 20h46

O Greenpeace Brasil usou um meme para criticar o novo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, no Twitter. Ele foi escolhido como substituto de Ricardo Salles, que renunciou ao cargo hoje.

A organização usou um famoso meme que usa a capa do álbum de estreia de Chico Buarque em 1966.

O post serve para ilustrar que, por um lado, o Greenpeace está sorrindo pela saída de Ricardo Salles, que era muito criticado por ambientalistas. Mas o meme do Greenpeace também mostra que a organização está preocupada com a escolha de Joaquim.

No Twitter, o Greenpeace Brasil divulgou uma reportagem sobre Joaquim que mostra que a família do novo ministro pleiteia um pedaço da Terra Indígena Jaraguá, em São Paulo.

Quem é o novo ministro?

O novo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, atuou por mais de 23 anos como conselheiro da SRB (Sociedade Rural Brasileira). Ele estava desde setembro do ano passado no comando da secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais.

Além de formular políticas para a preservação do bioma amazônico, a estrutura que Leite comandava é responsável por organizar o sistema de pagamentos ambientais, implantado pelo governo Bolsonaro para remunerar proprietários de terra que preservam suas áreas.

"A atuação dele aqui foi muito pautada no pagamento dos serviços ambientais. Ele veio para viabilizar isso, que é uma pauta que une o agronegócio à área ambiental", disse ao UOL um funcionário do ministério.

O currículo registrado no site do ministério informa que Joaquim Álvaro não tem formação específica na área ambiental. O novo ministro é graduado em administração pela Universidade de Marília (Unimar) e um mestrado em MBA Executivo pelo Insper, também em São Paulo. Profissionalmente, ele foi consultor de manejo florestal, foi diretor de uma incorporadora e teve uma fazenda de café.