Topo

Esse conteúdo é antigo

CPI deve avaliar sessão secreta com servidor que denunciou Covaxin

Luis Ricardo Miranda é servidor de carreira do Ministério da Saúde - Agência Senado
Luis Ricardo Miranda é servidor de carreira do Ministério da Saúde Imagem: Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

29/06/2021 15h24

A CPI da Covid vai avaliar a realização de uma sessão secreta com o servidor de carreira Ministério da Saúde Luís Ricardo Miranda, irmão do deputado Luís Miranda, que afirmou ter alertado o Governo Bolsonaro sobre a possibilidade de irregularidade na compra da vacina indiana Covaxin. A informação foi confirmada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

"Já tem requerimento aprovado para reconvocação de Pazuello, iremos voltar a ouvi-lo, mas após julho. Também terá um requerimento que vamos apreciar para uma sessão secreta com Luís [Ricardo] Miranda. Temos notícias que o servidor tem mais informações para a CPI", disse, em entrevista à Globonews.

Randolfe também sinalizou qual será a linha dos trabalhos da comissão durante a semana. "Puxamos uma pena e me parece que veio o galinheiro todo. Amanhã o conjunto de requerimentos vai no sentido de aprofundarmos a investigação no caso Precisa, e outros elementos que chegaram. Temos requerimento de convocação também do ministro Onyx (Lorenzoni), e estamos cogitando a convocação do embaixador do Brasil na Índia para declinar o inteiro teor das visitas dos representantes da Precisa em Nova Déli", afirmou.

Os irmãos Miranda prestaram depoimento na CPI da Covid na última sexta-feira por cerca de sete horas. De acordo com o deputado, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), associou Barros às irregularidades identificadas na negociação pela compra das vacinas Covaxin.

Luis Ricardo Miranda trabalha no ministério da Saúde e é o responsável pela importação de vacinas contra a covid-19. Foi ele quem denunciou inicialmente supostas irregularidades na compra da vacina Covaxin, produzida pelo laboratório indiano Bharat Biotech. O servidor diz ter sido pressionado a agilizar a LI (Licença de Importação) do imunizante, em março.

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.