Topo

Esse conteúdo é antigo

Onyx Lorenzoni mentiu e ameaçou os irmãos Miranda, diz Ivan Valente

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/06/2021 12h50Atualizada em 30/06/2021 15h52

O ministro Onyx Lorenzoni mentiu e ameaçou os irmãos Miranda, defendeu o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) em entrevista ao UOL News.

Lorenzoni afirmou na semana passada que o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) pediu à Polícia Federal a investigação do deputado Luis Miranda (DEM-DF) e de seu irmão, o servidor público Luis Ricardo Miranda, por denunciarem o suposto esquema de irregularidades da compra da vacina Covaxin. Onyz afirmou que seria solicitada a perícia do documento que Luis Miranda teria apresentado a Bolsonaro e que mostrariam as irregularidades.

Ivan Valente enviou a Comissão de Ética Pública e ao Ministério Público Federal um pedido de investigação da conduta do ministro.

O ministro não só mentiu como ameaçou o parlamentar e também o servidor. Que aliás está sendo perseguido. Quem denuncia corrupção nesse governo é perseguido"
Ivan Valente

Sobre ter esperança que o processo contra Onyx funcione, Valente disse que só haverá justiça no país quando o governo Bolsonaro chegar ao fim.

Ele [o presidente] aparelhou o Ministério Público, a AGU, a CGU, a Polícia Federal (...) Nossa obrigação como parlamentar é acionar as instituições, e a pressão pública vai crescer.

Valente afirmou que Bolsonaro criou "corporações à moda fascista" dentro do governo, miliciando as forças armadas, particularmente as Polícias Militares para "melar" as eleições. Mas essa estratégia de Bolsonaro sofreu uma "pancada forte" quanto o governo tentou implementar um voto impresso no pleito do ano e foi barrado pelos partidos do centrão, segundo o deputado.

O deputado também foi questionado se o PSOL pode apoiar a candidatura de Lula nas eleições do ano que vem.

"A questão é que estamos vivendo uma nova realidade. Uma realidade que é esse retrocesso civilizatório, que é pensar que mais quatro anos de Bolsonaro significa a destruição do Estado brasileiro e da nação brasileira", argumentou Valente dizendo que apoia a proposta de frente ampla contra a reeleição do atual presidente.