Imprensa internacional destaca caso das rachadinhas da família Bolsonaro
As gravações que ligam o presidente Jair Bolsonaro ao esquema das rachadinhas, reveladas hoje pelo UOL, foram destaque na imprensa internacional e nacional.
Publicados na coluna da jornalista Juliana Dal Piva, os áudios indicam que Bolsonaro participava diretamente da rachadinha — nome popular para uma prática que configura o crime de peculato (mau uso de dinheiro público).
"O presidente brasileiro ficou ainda mais sob pressão depois de ser pessoalmente implicado em um suposto esquema de corrupção envolvendo a suposta apropriação indébita de salários de seus assessores", publicou o site do jornal britânico The Guardian.
"As revelações —que o advogado de Bolsonaro rejeitou como sendo baseadas em "fatos inverídicos e inexistentes"— geraram novos pedidos de impeachment de um presidente que já enfrenta a crescente ira do público por sua resposta anticientífica à pandemia de covid", explicou o Guardian.
A agência de notícias Reuters também publicou sobre o caso: "O presidente brasileiro Jair Bolsonaro esteve envolvido em um esquema para roubar salários de seus assessores enquanto deputado federal, noticiou o UOL na segunda-feira, apresentando o que disse serem áudios da ex-cunhada de Bolsonaro explicando seu papel no suposto esquema".
"Citando o que disse serem gravações de áudio da ex-cunhada de Bolsonaro explicando seu papel no suposto esquema, o UOL disse que o esquema envolvia a contratação de pessoas próximas como funcionários e, em seguida, o recebimento de uma parte de seus salários pagos pelo poder público", informou a Al Jazeera.
Repercussão nacional
Mais de vinte veículos da imprensa brasileira também repercutiram as revelações do UOL, entre eles os jornais Folha, O Globo e Valor Econômico.
"Uma sequência de áudios atribuídos a Andrea Siqueira Valle, ex-cunhada de Jair Bolsonaro, e divulgados pelo site UOL nesta segunda-feira (5) indicam que o presidente da República teria se envolvido diretamente em esquemas de rachadinha", diz o site G1.
A imprensa regional também deu destaque para a notícia. "Um áudio obtido e divulgado pelo UOL nesta segunda-feira indica o envolvimento de Jair Bolsonaro, atual presidente da República, em um esquema de rachadinha enquanto era deputado federal. O governante ocupou o cargo de 1991 a 2018, ano em que se elegeu para a Presidência da República", noticiou o jornal O Estado de Minas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.