Topo

Esse conteúdo é antigo

Senadora critica Forças Armadas e defende prisão de Dias: efeito educativo

Senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) defende prisão de Roberto Dias e critica Forças Armadas - Waldemir Barreto/Waldemir Barreto/Agência Senado
Senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) defende prisão de Roberto Dias e critica Forças Armadas Imagem: Waldemir Barreto/Waldemir Barreto/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

08/07/2021 09h54Atualizada em 08/07/2021 09h59

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) classificou hoje como "desnecessária" nota assinada pelas Forças Armadas e Ministério da Defesa em resposta ao senador Omar Aziz (PSD-AM). Ela também defendeu a prisão do ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Dias, decretada na CPI da Covid.

"Vejo que a nota das Forças Armadas é desnecessária, subiu um tom que não deveria subir e, no meu entendimento, estimula uma ação diversionista e um clima de instabilidade no Brasil. A CPI está agindo corretamente, fazendo seu papel", afirmou ela em entrevista à GloboNews.

Ontem, durante sessão da CPI da Covid que ouviu Roberto Dias, Aziz afirmou que "fazia muitos anos que o Brasil não via membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do governo".

Em resposta, o Ministério da Defesa e as Forças Armadas emitiram uma nota conjunta na qual classificaram as declarações do senador como "graves" e "irresponsáveis" e reforçam que "as Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano".

Eliziane também defendeu a prisão de Roberto Dias. "Desde o primeiro depoimento, vimos testemunhas mentindo e a CPI deixava passar, não tomava atitude mais enérgica. A CPI tem força policial, autoridade policial por ter poderes semelhantes ao judicial", disse.

"Acho que deixamos, por exemplo, de prender [depoentes] anteriores, que realmente mentiram, mas a atitude de ontem foi necessária, no meu entender. Além disso, traz efeito pedagógico, educativo, porque a gente percebe que a atitude de ontem não poderá ter repetição [com] mentiras tão descaradas e desrespeitosas."