Topo

Esse conteúdo é antigo

Ciro diz ser 1ª via e acha que Bolsonaro não estará nas eleições em 2022

Ciro Gomes no "Conversa com Bial" - Vídeo/Reprodução
Ciro Gomes no "Conversa com Bial" Imagem: Vídeo/Reprodução

Colaboração para o UOL

10/08/2021 04h00Atualizada em 10/08/2021 04h12

Ciro Gomes (PDT) brincou com o fato de ser considerado uma terceira via para as eleições de 2022, em oposição a Lula (PT) e Bolsonaro (sem partido), e afirmou se considerar como a primeira opção.

"Eu sou a primeira via. Eu digo pra você, eu não temo a imprensa e as suas superficialidades. Bobagem. Terceira via coisa nenhuma. Eu vou dar um palpite pra você aqui. Eu acho que o Bolsonaro não estará nas eleições. É um palpite. Não estará nas eleições e estando, provavelmente não estará no segundo turno. É um palpite cimentado no conhecimento da história do Brasil", contou o político, em entrevista ao "Conversa com Bial" de hoje.

Ciro explicou seu raciocínio ao apresentador.

De Juscelino pra cá, só 3 presidentes terminaram o mandato. O próprio Juscelino, Fernando Henrique e Lula. Qual a característica desses três? Uma capacidade, até no limite da falta de escrúpulos, de aliança. De cooptar o adversário, anestesiar o antagonismo. Até com abuso. Comprar voto, mensalão, etc. Mas o fato é que os três tem essa característica"

Ele, então, explica a diferença dos três para Bolsonaro.

"Qual a característica do Bolsonaro? Se tiver uma casca de banana na calçada do lado oposto da rua que ele tá andando, ele atravessa a rua e vai pisar na casca de banana. É um burro. Bolsonaro é mau, ele é perverso, o cara que simulou uma pessoa com asfixia, sem fôlego, numa live. Então veja, por que que eu brinco dizendo que eu sou a primeira via? Porque eu afirmo pra você, não é mérito meu, é demérito dos principais atores".

Na entrevista para Pedro Bial, Ciro ainda criticou fervorosamente tanto Lula quanto Bolsonaro.