"Completamente desequilibrado", diz Lula sobre Bolsonaro em entrevista
O ex-presidente Lula afirmou em entrevista que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é "completamente desequilibrado" e que o mandatário vive no "mundo das mentiras", enquanto governadores e prefeitos tomam as medidas recomendadas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A declaração foi dada em entrevista à Folha de Pernambuco.
"Nos últimos anos, a política brasileira tem sido marcada pela intolerância, pela falta de diálogo e isso só tem piorado a situação do País e do povo", disse o petista.
O ex-presidente se encontrará com políticos e autoridades públicas em Pernambuco neste fim de semana. A intenção será estreitar relações com antigos aliados no estado, como o PSB e o PDT. No domingo, terá agenda com o governador Paulo Câmara (PSB).
Na entrevista, Lula também criticou a crise institucional entre o presidente Bolsonaro e os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), mas descartou uma possível ruptura institucional.
"Eu não acredito que há espaço para uma ruptura institucional. O Bolsonaro é um acidente de percurso na nossa democracia", afirmou.
Segundo Lula, Bolsonaro "passa o dia inteiro espalhando mentiras" por não ter "vocação, equilíbrio ou capacidade" para ser presidente da República.
"É um sujeito que passa o dia inteiro espalhando mentiras. Ele é a própria crise institucional. Mas ele vai passar. O Bolsonaro não será derrotado por um partido ou um outro candidato. Será derrotado pelo povo brasileiro, que vai corrigir esse acidente", declarou.
Sobre discurso do presidente em favor do voto impresso, projeto derrotado na Câmara do Deputados, o petista chamou Bolsonaro de "covarde" e disse que o mandatário "inventou (esta retórica) porque sabe que não ganhará as eleições".
"Há 20 anos que tem eleição no Brasil para todos os cargos pela urna eletrônica. Os mesários imprimem o resultado de cada sala, todo mundo fiscaliza. Ele elegeu os filhos todos na urna eletrônica, não? Agora, que ele vai perder, resolveram inventar isso", afirmou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.