Topo

Líder do PSDB na Câmara de SP declara apoio a Leite nas prévias

Vereador Xexeu Tripoli (PSDB-SP) - Reprodução/Facebook
Vereador Xexeu Tripoli (PSDB-SP) Imagem: Reprodução/Facebook

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

01/10/2021 14h19

O vereador Xexeu Trípoli (PSDB-SP), líder do partido na Câmara Municipal de São Paulo, declarou apoio ao governador Eduardo Leite (PSDB-RS) nas prévias para a candidatura à Presidência contra João Doria (PSDB-SP).

Tripoli conta que Leite o visitou no seu gabinete, em São Paulo, nesta semana e diz não ser um movimento contra Doria, mas a favor do gaúcho. As prévias serão disputadas no dia 21 de novembro.

"Eu vejo nele [Leite] um cara mais preparado para enfrentar a situação que o país tem hoje e tem por vir. Por suas características, é um cara com firmeza para fazer mudanças e, segundo, que para mim é muito importante, é um cara de diálogo. Vai conseguir conversar com esquerda e direita, não vai ficar atacando ninguém", afirmou Tripoli ao UOL.

A declaração se dá em um momento chave da disputa por apoio, a menos de dois meses do pleito interno, em novembro. Tripoli é o primeiro vereador a paulistano a declarar voto no gaúcho, mas a avaliação é que possam surgir outros.

Até então, Doria tem o apoio de todos os deputados federais e estaduais do PSDB no estado, mas o movimento deve ser visto com cautela no Palácio dos Bandeirantes. Tripoli, recém-chegado ao partido, compunha o grupo ligado ao ex-prefeito Bruno Covas, morto em maio, do qual fazia parte também Fernando Alfredo, presidente municipal do PSDB e um dos articuladores da campanha do governador.

"Eu vim para o PSDB por causa do Bruno Covas e vejo o Eduardo Leite com a mesma postura, um democrata, que traz todo mundo para dentro. Me identifico muito, inclusive para a área que eu atuo, de sustentabilidade. Ele tem a visão que o Brasil pode protagonista no mundo", argumentou o vereador.

Tido com uma posição independente, ele nem chegou a usar a identidade visual do PSDB durante a campanha de 2020, mas estava presente no primeiro evento do Diretório Municipal com a militância, em agosto, quando Doria foi alçado oficialmente como pré-candidato.

Ele, no entanto, diz que estava lá por causa de Tomás Covas, filho de Bruno, que foi filiado ao partido neste dia, "e não para fazer campanha para o Doria".

A menos de dois meses das prévias, cada voto conta, mas uns contam mais que outros. Do modelo que foram constituídas as prévias neste ano, os votos de vereadores se igualam aos de deputados estaduais e distritais, que, juntos, compõe 25% de toda a votação.