Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro, Lula e Ciro aproveitam queda do WhatsApp para promover Telegram

Adriano Machado/Reuters,  Fabrice Coffrini/AFP e Kleyton Amorim/UOL
Imagem: Adriano Machado/Reuters, Fabrice Coffrini/AFP e Kleyton Amorim/UOL

Do UOL, em São Paulo

04/10/2021 16h46Atualizada em 04/10/2021 16h48

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o ex-presidente Lula (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aproveitaram hoje a instabilidade do WhatsApp hoje para promover os canais deles no Telegram, aplicativo de mensagens que é o principal concorrente da plataforma do grupo do Facebook.

"Muitas redes sociais encontram-se com instabilidade constante, siga-nos no nosso canal do Telegram", publicou Bolsonaro no Twitter. O presidente tem promovido frequentemente o canal nas demais redes sociais dele.

Já o ex-presidente Lula compartilhou novamente um tuíte publicado nesta manhã, pedindo para os seguidores fortalecerem o canal do Telegram.

O ex-ministro e pré-candidato à Presidência Ciro Gomes também comentou o assunto. "Agora que a turma boa está conhecendo o telegram, já viram nosso canal lá?", perguntou.

Outros políticos também comentaram a queda das redes sociais mantidas pelo Facebook, como o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD) e a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP).

O Telegram também recebeu reclamações de instabilidade após queda do WhatsApp nesta tarde, de acordo com o site especializado Down Detector.

WhatsApp, Facebook e Instagram estão fora do ar globalmente

As redes sociais do grupo do Facebook saíram do ar por volta do meio-dia (horário de Brasília) de hoje em todo o mundo. O Facebook —que também é dono do WhatsApp e Instagram— confirmou o problema no mundo todo, mas não deu detalhes sobre a falha.

Temas relacionados à instabilidade ficaram entre os mais comentados no Twitter, que não foi afetado pela pane. Além de reclamações, os usuários também brincam com piadas e memes. O próprio Twitter entrou na onda e escreveu: "Olá para literalmente todo mundo" em sua conta oficial.