Lupi: PDT votou a favor da PEC no 1º turno por ver iminência de derrota
O presidente do PDT, Carlos Lupi, afirmou hoje que os deputados do partido votaram a favor da PEC dos Precatórios em primeiro turno por pensarem que a proposta seria derrotada.
"No dia da votação, nossos deputados percebendo a iminência da derrota, achando até que seria por expressa maioria, tentaram diminuir o impacto [do pagamento] desses precatórios junto à área da educação", disse ele em entrevista à CNN Brasil. "Com essa intenção, boa parcela dos deputados, 12 dos nossos 21 deputados que temos hoje votaram a favor".
Lupi contou que a posição do partido mudou após verem o resultado da votação. "Vimos o resultado com diferença ínfima, de apenas quatro votos, aquilo que [os deputados do PDT] imaginavam que estavam contribuindo para diminuir o impacto negativo passou a ser um voto decisivo para aprovar".
Na última quinta-feira, a Câmara aprovou a PEC dos Precatórios em primeiro turno, por 312 votos favoráveis e 144 contrários. Por ser uma proposta de emenda à Constituição, é necessário que o texto tenha o apoio de pelo menos três quintos da Casa, ou seja, 308 parlamentares.
Mais cedo, o partido anunciou que mudou de posição e votará contra a medida no segundo turno da votação, previsto para acontecer hoje.
Lupi disse ainda que ficará supreso caso algum dos deputados contrarie a orientação. "Será uma surpresa, e para cada ato que a gente faz na vida, há uma consequência", declarou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.