Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro vai a pizzaria em meio a polêmica sobre ajuda argentina à Bahia

Presidente Jair Bolsonaro (PL) cumprimenta apoiadores em pizzaria em São Francisco do Sul (SC) - Reprodução/Facebook Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro (PL) cumprimenta apoiadores em pizzaria em São Francisco do Sul (SC) Imagem: Reprodução/Facebook Jair Bolsonaro

Fabrício de Castro

Do UOL, em Brasília

30/12/2021 11h01Atualizada em 30/12/2021 12h19

De férias em Santa Catarina, o presidente Jair Bolsonaro (PL) provocou aglomeração em uma pizzaria de São Francisco do Sul, no litoral do estado, na noite de quarta-feira (29). A visita ocorreu no mesmo dia em que surgiu a notícia de que o governo federal recusou a ajuda humanitária oferecida pela Argentina às vítimas das chuvas na Bahia.

No vídeo, Bolsonaro aparece posando para fotos com adultos e crianças sem máscara, apesar de o uso da proteção ainda ser indicado por especialistas da área médica devido à pandemia de covid-19.

Na quarta-feira, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), chegou a agradecer pelas redes sociais a oferta de ajuda pela Argentina. O país vizinho se dispôs a enviar ao Brasil dez profissionais especializados nas áreas de saneamento, logística e apoio psicossocial. O governo brasileiro, no entanto, dispensou o auxílio.

Hoje de manhã, Bolsonaro usou o Twitter para explicar os motivos da recusa. Segundo o presidente, as Forças Armadas já estão prestando a assistência oferecida pela Argentina. "Por essa razão, a avaliação foi de que a ajuda argentina não seria necessária naquele momento, mas poderá ser acionada oportunamente, em caso de agravamento das condições", disse.

Bolsonaro está de férias em Santa Catarina desde 27 de dezembro. Nos últimos dias, ele vem sofrendo críticas por permanecer no estado, de folga. Ele já apareceu em vídeos andando de moto aquática e abraçando apoiadores na praia.

As chuvas que atingem a Bahia desde o início do mês já deixaram 24 pessoas mortas e 434 feridas. A previsão do tempo é de mais chuvas na região para os próximos dias. O total de afetados é de cerca de 630 mil pessoas, segundo dados divulgados na tarde de quarta-feira (29) pela Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia). Há 37.324 pessoas desabrigadas e 53.934 desalojadas.