Ex-deputado federal José Dutra morre vítima de infarto aos 84 anos
O ex-deputado federal José Dutra (AM) morreu hoje, aos 84 anos, em Brasília. De acordo com nota divulgada pela Câmara, o amazonense tinha 84 anos e sofreu um infarto.
Dutra atuou como deputado federal pelo Amazonas por duas legislaturas, entre 1987 a 1995, além de ter participado da Assembleia Nacional Constituinte.
"Meu profundo pesar pela morte do ex-deputado federal José Dutra, que deixa seu nome marcado na história política do AM e na minha também. Em 1992, Gilberto e eu nos unimos para apresentar Dutra como candidato a minha sucessão na prefeitura. Guardo boas memórias dele. Siga em paz!", escreveu nas redes sociais o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).
O ex-deputado era advogado formado pela Ufam (Universidade Federal do Amazonas). A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) se manifestou para lamentar a morte de José Dutra. "A OAB Nacional expressa os mais sinceros sentimentos à família e aos amigos neste momento de irreparável perda para a advocacia e para a sociedade brasileira."
Trajetória
A primeira filiação partidária de José Dutra foi ao MDB, sigla pela qual foi eleito deputado estadual em 1970 e 1974. Também foi filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e ao extinto Partido Popular (PP), antes de voltar ao MDB e conquistar seu terceiro mandato de deputado estadual em 1982 e depois os mandatos de deputado federal.
Dutra também foi Secretário do Interior e Justiça do Estado do Amazonas (1983-1984); e Secretário de Indústria, Comércio e Turismo do Estado do Amazonas (1984-1985). Em 1992, concorreu à Prefeitura de Manaus e, em 1994, ao Senado Federal.
Nascido em Barreirinha, no interior do Amazonas, Dutra foi também pecuarista, professor e bancário, tendo atuado como líder sindical.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.