Kotscho: sensação de mal-estar generalizado influencia em avaliação de Lula
A última pesquisa de aprovação do governo Lula (PT) acende um "sinal amarelo" para o presidente da República, mas a percepção da população pode estar sendo influenciada por um "mal-estar generalizado" que é difícil de localizar, afirmou o colunista Ricardo Kotscho no UOL News desta terça-feira (12).
Uma pesquisa do instituto MDA encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgada nesta terça (12) mostra que a avaliação positiva do governo do presidente Lula caiu 7,2 pontos desde o começo do ano.
Kotscho afirmou que a popularidade de Lula vem caindo ao longo dos últimos meses e que há elementos, como a inflação dos alimentos, que ajudam a explicar esse momento. Porém, há também similaridades com o que ocorreu com Joe Biden nos EUA, relembrou o colunista Tales Faria — quando dados da economia que não eram necessariamente ruins não eram revertidos em aprovação à gestão federal.
Além do [aumento] no preço dos alimentos, tivemos também um aumento nas contas de luz, na energia elétrica, e principalmente uma sensação de mal-estar generalizado que é difícil localizar exatamente a causa disso. Mas se você pegar o noticiário geral, principalmente nas redes sociais, parece que vai acabar o mundo, que o Brasil está tudo ruim, que nada presta.
Isso não é só na época de eleição, de campanha eleitoral. As redes sociais agem o tempo todo. E aí você pode criar uma percepção negativa de algo que não é tão ruim, que é a economia brasileira — é como o caso do [Joe] Biden nos EUA.
O Lula está agora com o sinal amarelo aceso, [...] e fica cada vez mais difícil aparecer algum fato novo, porque os programas sociais que voltaram com ele no ano passado já fazem parte da paisagem --o Minha Casa, Minha Vida, o Bolsa Família. E não há fatos novos de coisas boas acontecendo. Mas isso aí pode mudar.
Ricardo Kotscho
Kotscho também apontou que o governo se envolve em discussões que podem passar a imagem de "marasmo" à população, como o anúncio do novo pacote fiscal, que ainda não saiu, e pautas como a volta do horário de verão e a questão das bets. Isso deve inspirar uma reflexão no governo e no partido, afirmou:
O Lula está muito mais centralizador do que foi nos primeiros governos dele, e o ministério é o mais fraco dos três que ele já montou. O que pode acontecer é uma pajelança marcada para dezembro, direto da direção do PT e do governo, para estudar o que aconteceu na última eleição e traçar novos rumos para o partido e para o governo a partir do ano que vem.
Ricardo Kotscho
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613) Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.
Deixe seu comentário