PoderData: Saiba mais sobre o instituto e seus métodos de pesquisa
O PoderData é um instituto de pesquisa ligado ao site de jornalismo político Poder360. Foi fundado em 2017 e destaca-se principalmente pela forma como faz seus levantamentos sobre intenções de voto em eleições.
O instituto faz pesquisas por telefone de forma automatizada, usando o método IVR (Interactive Voice Response). Um robô liga para o telefone do eleitor, que escuta perguntas gravadas e as responde discando em seu telefone a opção desejada.
Esse método é popular nos EUA, mas ainda é pouco usado no Brasil. Em 2018, o PoderData foi o primeiro instituto de pesquisas a registrar um levantamento eleitoral realizado por telefone no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Durante a última eleição presidencial, pesquisas realizadas pelo PoderData chegaram a coletar a opinião de mais de 10 mil eleitores via telefone. A margem de erro dos levantamentos foi sempre de 2 pontos percentuais e o índice de confiabilidade de 95%. Essas pesquisas foram financiadas pelo próprio instituto.
Desde 2020, o PoderData faz pesquisas a cada 15 dias, sempre coletando informações de mais de 2.000 eleitores, com resultados publicados no site Poder360, com margem de erro de 2 pontos percentuais e 95% de confiabilidade.
Em 2021, as pesquisas foram financiadas com recursos próprios ou de parceiros.
Essas pesquisas são coordenadas pelo cientista político Rodolfo Costa Pinto. Para registrá-las no TSE, o PoderData pretende contratar um estatístico responsável.
O PoderData não é afiliado à Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.