Advogado denuncia Bolsonaro ao STF por chamar nordestinos de pau de arara
O pré-candidato do PSOL ao governo de Pernambuco, o advogado João Arnaldo Novaes, entrou com notícia-crime no STF (Supremo Tribunal Federal) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por conta das declarações consideradas preconceituosas contra os nordestinos.
Em live na semana passada, ao comentar a revogação de mais de duas dezenas de decretos de luto oficial, Bolsonaro chamou de pernambucano o líder religioso Padre Cícero —que é do Ceará— e chamou assessores de pau de arara.
"Está cheio de pau de arara aqui e não sabem que cidade fica padre Cícero?" A declaração foi criticada pela oposição que acusou o presidente de xenofobia. O presidente também já chamou nordestinos de "paraíbas".
"É inadmissível que o presidente da República volte seu preconceito contra quase 57 milhões de pessoas e continue impune. Não é a primeira vez que isso acontece e as instituições precisam responsabilizá-lo pelo que fala para que situações do tipo não estimulem ainda mais a xenofobia contra o Nordeste ou nenhuma outra região", afirmou João Arnaldo.
Na ação, o advogado destaca a reincidência do tipo de atitude por parte de Bolsonaro, ao resgatar ofensas feitas contra governadores nordestinos, chamados de "paraíbas", durante vazamento de áudio de uma transmissão ao vivo feita pelo presidente, em 19 de julho de 2019.
Agenda de Bolsonaro no Nordeste
Bolsonaro deve embarcar na terça (8) para a cidade de Jati (CE), onde participará de ato que marcará a retomada da liberação das águas da transposição do rio São Francisco para o Cinturão das Águas.
Ainda na quarta, o presidente segue para Salgueiro (PE). Ele visitará a Estação de Bombeamento (EBI-3) e participará do acionamento de bombas do Núcleo Controle Operacional.
Na quarta (9), ele vai à cidade de Jucurutu (RN), onde inspecionará a Barragem de Oiticica e assinará ordens de serviço para a segunda etapa da pavimentação no município. Ele será acompanhado pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que é do Estado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.