Topo

Esse conteúdo é antigo

Viagem de Bolsonaro à Rússia terá live em 'horário ingrato'

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em Brasília

12/02/2022 15h05

Prestes a viajar para a Rússia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que pretende fazer uma live logo após o desembarque no país europeu, por volta de 1h de terça-feira (15). "Horário bastante ingrato para mim", comentou hoje o chefe do Executivo federal.

Bolsonaro disse que pretende "prestar contas da viagem" na tranmissão ao vivo pelas redes sociais. Em relação ao momento de tensão observado na fronteira da Rússia com a Ucrânia, com a possibilidade de uma invasão por parte do país comandado por Vladimir Putin, o governante brasileiro declarou:

A gente pede a Deus que reine a paz no mundo para todos nós

Jair Bolsonaro (PL)

Bolsonaro também confirmou que uma das principais pautas da viagem será o comércio de fertilizantes. "O Brasil depende em grande parte de fertilizantes da Rússia e da Bielorrússia [Belarus]."

Bolsonaro deve embarcar para Moscou às 19 horas da segunda-feira e chegar ao destino apenas na noite de terça-feira. Na quarta-feira, 16, se reúne com Putin e empresários locais em meio à preocupação do agronegócio brasileiro sobre a política protecionista russa em torno de fertilizantes essenciais para as lavouras.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, no entanto, não deverá participar da comitiva. Ela testou positivo para a covid-19 na última terça-feira e ainda não se recuperou. Cristina, cotada para a vice de Bolsonaro nas eleições de 2022, é quem lidera as discussões com os russos sobre fertilizantes.