Topo

Esse conteúdo é antigo

Médico olavista Hélio Angotti assume cargo da 'Capitã Cloroquina' na Saúde

Hélio Angotti Neto foi responsável por nota técnica que colocou em dúvida a vacina contra a covid-19 - Tony Winston/MS
Hélio Angotti Neto foi responsável por nota técnica que colocou em dúvida a vacina contra a covid-19 Imagem: Tony Winston/MS

Do UOL, em São Paulo

16/02/2022 09h50Atualizada em 21/07/2022 20h19

O médico declaradamente olavista Hélio Angotti Neto deixou o comando da Secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SGTIE) do Ministério da Saúde para assumir o cargo que era ocupado pela médica Mayra Pinheiro, conhecida como "Capitã Cloroquina".

Angotti Neto foi o responsável pela nota técnica, publicada pela pasta em janeiro, que colocou a cloroquina como eficaz contra a covid-19, e a vacina não. O medicamento já teve sua ineficácia comprovada contra a doença, sendo contraindicada, inclusive, pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Mayra Pinheiro foi exonerada anteontem da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e assumiu a subsecretária da Perícia Médica Federal da Secretaria de Previdência, ligada ao Ministério do Trabalho e Previdência. Ela anunciou que se afastará desse novo cargo "no momento oportuno, seguindo a legislação e o calendário eleitoral", para se candidatar a uma vaga na Câmara nas eleições deste ano pelo Ceará, seu estado natal.

Com a saída de Angotti Neto do cargo, quem assume a Secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos é a diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, Sandra de Castro Barros. As mudanças foram publicadas na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).

Fã de Olavo de Carvalho, a quem chama de "professor", Angotti Neto já presenteou o escritor com seus livros e fez várias referências a ele em um blog que escreve sobre medicina e filosofia. A sinopse de uma das obras do secretário, chamada A Morte da Medicina, diz que "a medicina, como ciência, deveria estar de fora de quaisquer tentativas de manipulação político-ideológica, que são sempre justificadas através de argumentações absurdas e totalmente anti-científicas". Ele também é contra a descriminalização do aborto.

Amiga de Queiroga é promovida

O Ministério da Saúde ainda fez uma terceira troca em cargos estratégicos da pasta. A diretora Departamento de Atenção Especializada e Temática, Maíra Batista Botelho, foi promovida a chefe da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Ela substitui Sérgio Okane, que foi exonerado.

Segundo o Congresso em Foco, site parceiro do UOL, Botelho é amiga do ministro Marcelo Queiroga e a promoção dela já era cogitada pelo chefe da pasta nessa restruturação. Enquanto a nomeação ainda era uma possibilidade, o nome de Botelho gerou desconforto no Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), no Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais) e entre os CEOs dos principais hospitais. O UOL entrou em contato com o Conass e aguarda retorno.