Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro elogia PRF e pede compreensão de demais servidores para reajustes

Do UOL, em São Paulo

21/02/2022 18h23

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a elogiar números apresentados pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) para justificar o possível aumento salarial, dado por seu governo ainda neste ano, e pediu a "compreensão" dos demais servidores. Os policiais federais são considerados uma das principais bases eleitorais do chefe do Executivo, que pretende disputar a reeleição em outubro.

"Então são números que, por si só, a importância da PRF, o valor e o apreço que eles merecem da nossa parte. É uma instituição séria, como outras que temos em nosso país. E nos temos que valorizá-los. Eu espero que a sociedade entenda que isso deva ser feito. Tivemos um momento difícil com a pandemia. Sofremos com todas as mortes, mas também sofremos um baque na economia. E alguma categorias... ou melhor, todas as categorias, merecem ser valorizadas. E o que nós resolvemos fazer: quem nós puder salvar na frente, a gente salva", disse Bolsonaro, durante evento no Palácio do Planalto, em Brasília

"Espero a compreensão das demais categorias, dos demais servidores. O que nós queremos é o reconhecimento de todos. E a nossa PRF está incluída nesse hall que merece esse reconhecimento", concluiu.

O movimento começou após o presidente Bolsonaro anunciar em dezembro que faria uma reestruturação das carreiras policiais ligadas ao Ministério da Justiça, como a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) aprovou no fim de dezembro um calendário de mobilização de servidores públicos por reajuste salarial, incluindo paralisações em janeiro - a primeira no dia 18 -, e assembleias em fevereiro para deliberar sobre uma greve geral.

No Orçamento de 2022, ano de Eleições, Bolsonaro negociou com o Congresso a inclusão de R$ 1,7 bilhão para reajuste salarial de servidores públicos. A peça orçamentária, aprovada em dezembro pelos parlamentares e sancionada em janeiro pelo Executivo, não especifica quais categorias do funcionalismo poderiam ser beneficiadas, mas Bolsonaro chegou a prometer a verba para aumento da remuneração de policiais federais.