Topo

Bolsonaro usa guerra para justificar exploração em terras indígenas

Jair Bolsonaro - Cleber Caetano/Presidência da República
Jair Bolsonaro Imagem: Cleber Caetano/Presidência da República

Lucas Valença

Do UOL, em Brasília

02/03/2022 10h37

O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou a guerra entre a Rússia e a Ucrânia para defender a exploração de potássio em terras indígenas. Sem apresentar dados, o mandatário afirmou que a segurança alimentar do Brasil dependeria dessa extração natural.

"Com a guerra entre Rússia e Ucrânia, hoje corremos o risco da falta do potássio ou aumento do seu preço. Nossa segurança alimentar e o agronegócio (economia) exigem de nós, Executivo e Legislativo, medidas que nos permitam a não dependência externa de algo que temos em abundância", escreveu Bolsonaro.

Bolsonaro também postou um vídeo de um discurso seu em 2016, no plenário da Câmara, onde defendia o uso econômico das terras indígenas.

"Em grande parte, a agricultura precisa do potássio e somos totalmente dependentes da Rússia. Temos uma mina de potássio enorme na região do Rio Madeira e que não é explorada por vários motivos, mas principalmente por questões de licença ambiental e reserva indígena", disse à época.

Segundo o chefe de Estado, o agronegócio é a "locomotiva da economia brasileira" e que, "infelizmente", não podemos explorar "o nosso próprio potássio".

"Não resta a menor dúvida que a locomotiva da economia do Brasil é o agronegócio. Infelizmente é uma palavra que é satanizada por aqueles que não conhecem o heroísmo que labutam no campo", defendeu.