Topo

Bolsonaro diz que 'Putin é um dos homens mais poderosos do mundo'

Lucas Valença

Do UOL, em Brasília

08/03/2022 18h31Atualizada em 08/03/2022 18h37

Em um evento com evangélicos no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que Vladimir Putin, é "um dos homens mais poderosos do mundo", e manteve o tom cordial que vem mantendo com o chefe de Estado russo.

"Há poucas semanas, eu estive com um dos homens mais poderosos do mundo. Ele vive num conflito com o país vizinho. Mas eu me lembro, depois de quase três horas conversando com ele, da mensagem que eu poderia dar naquele momento. Falei: 'Presidente Putin, o mundo é a nossa casa e Deus está acima de todos nós'", disse Bolsonaro.

O presidente esteve em viagem ao país do leste europeu em fevereiro, onde se encontrou com autoridades russas e com o presidente Vladimir Putin. Segundo o presidente, a conversa entre os dois ficou limitada a ambos e aos intérpretes.

Mesmo sem condenar a invasão russa, Bolsonaro disse que a guerra "pode influenciar" negativamente a economia brasileira, já que o "mundo está conectado" e "o que acontece a 10 mil km de distância ou a 20 km tem influência sobre nós".

"Não é fácil tomar decisões. Temos 210 milhões de pessoas que vivem e sentem as consequências de qualquer decisão que eu venha a tomar", declarou.

Desde o início da invasão russa, o governo brasileiro tem mantido uma posição de cautela, mas tem sido pressionado por países ocidentais a condenar o ataque à Ucrânia.