Topo

OPINIÃO

Mariliz: caso do MEC mostra que relação entre Estado e igreja não é boa

Colaboração para o UOL

22/03/2022 10h46

Um dia após o ministro da Educação Milton Ribeiro ter tido um áudio vazado, afirmando que prioriza prefeitos 'amigos de pastores' com verbas do Ministério da Educação (MEC), a pedido do presidente Jair Bolsonaro, a comentarista do UOL News Mariliz Pereira disse que desde o primeiro momento, Ribeiro se mostrou para o que veio.

"Ele coleciona uma série de declarações infelizes. Ele já falou que universidade é para poucos. Depois questionou a presença de crianças com deficiência na escola, dizendo que era convivência impossível. Já disse que gays vêm de família desajustadas. Não é novidade que ele esteja no MEC. É mais um ministro terrivelmente evangélico que está ali para agradar o presidente e a ala de eleitores que o Bolsonaro tem".

Mariliz também disse que promiscuidade entre Estado e igreja não é nada boa e citou como exemplo o ex-prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella. "Quem mora aqui no Rio de Janeiro e teve o prefeito Crivella governando por quatro anos sabe exatamente o que aconteceu com a cidade. Ele era um prefeito que detestava o que mais representa o Rio de Janeiro, que é o sol, a praia, o Carnaval. Agora a gente chega em um grande escândalo que é basicamente a mesma coisa. Você favorecendo a igreja com uma máquina do Estado".

É triste o que está acontecendo, mas acho muito difícil que aconteça alguma coisa, ainda mais no último ano de governo. Dificilmente o Augusto Aras [procurador-geral da República] vai fazer alguma coisa, mesmo que os parlamentares entrem com algum tipo de representação.

Veja as notícias do dia no UOL News com Fabíola Cidral: