Topo

Antes de evento eleitoral, Bolsonaro divulga vídeo lembrando facada

Presidente mostrou imagens de seu batismo, feito por pastor que foi preso em 2020 - Reprodução/Facebook/Jairmessiasbolsonaro
Presidente mostrou imagens de seu batismo, feito por pastor que foi preso em 2020 Imagem: Reprodução/Facebook/Jairmessiasbolsonaro

Eduardo Militão

Do UOL, em Brasília

26/03/2022 12h29Atualizada em 26/03/2022 16h03

Um dia antes de um evento eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou neste sábado (26) vídeo em que repisa sua trajetória para chegar à Presidência, exibindo cenas da facada que sofreu há quase quatro anos e até seu batismo em Israel, realizado por um pastor que depois chegaria a ser preso pela Polícia Federal por corrupção.

Neste sábado, o presidente fez um passeio de moto em Ceilândia, no Distrito Federal, e foi a uma igreja e a um supermercado no Entorno de Brasília. Lá, cumprimentou apoiadores e tomou café com crianças (veja mais abaixo)

O vídeo publicado numa rede social é acompanhado pelas frases: "Aqui em Brasília, pouca gente pode muito, mas nenhum deles pode tudo. Deus, Pátria, Família, Povo e Liberdade".

No domingo (27), Bolsonaro participa em Brasília de evento do Partido Liberal. Originalmente, chamava-se "Lançamento da pré-candidatura do presidente Bolsonaro", mas advogados da campanha alteraram no nome para "Movimento Filia, Brasil" a fim de evitar problemas com a Justiça Eleitoral. Porém, hoje, o presidente voltou a dizer que o evento "é o lançamento da pré-canditura".

O vídeo divulgado neste sábado foi produzido com trechos editados de um discurso realizado pelo presidente num culto de ação de graças no Palácio do Planalto, em 17 de dezembro de 2019, e com a canção "Oração de cura e libertação", de Pedro Baizi.

"Poucos têm uma segunda vida", inicia o vídeo de hoje, mencionando a facada de setembro de 2018. Há cenas do presidente sendo atendido no hospital no início e no fim da edição. As imagens incluem o momento em que ele sente o ataque de Adélio Bispo —autor do crime, segundo inquéritos da Polícia Federal. Condenado, Adélio está no Presídio Federal de Campo Grande (MS), de segurança máxima.

No discurso de 2019, agora reembalado, o presidente quase chora ao mencionar o ataque, dizendo que temeu morrer e deixar órfã a filha, Laura. Há outras imagens da filha dele, associando-o ao momento da tentativa de assassinato.

Bolsonaro também exibiu cenas de sua família, como a mãe, Olinda, falecida em janeiro, a esposa, Michelle, e os filhos.

Veja a íntegra do vídeo

Foram coletadas cenas da posse, em janeiro de 2019, e de eventos em que o presidente cumprimenta populares, como as motociatas e manifestações de rua.

Facada "elegeu" Bolsonaro, previu filho

Horas depois da facada em 2018, em Juiz de Fora (MG), o filho mais velho do presidente, o hoje senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), previu a vitória de seu pai naquele pleito.

"Vocês acabaram de eleger o presidente!", afirmou ele. Em 6 de setembro de 2018, o então candidato à Presidência liderava as pesquisas de intenção de voto, mas enfrentava alta rejeição e era atacado pelos oponentes. Bolsonaro venceu as eleições no segundo turno contra Fernando Haddad (PT).

Agora, o presidente tenta a reeleição. Em fevereiro deste ano, a equipe de comunicação digital de Bolsonaro retomou a divulgação da facada. É uma estratégia para manter o engajamento da militância, uma tática recorrente desde 2019, mas que é amplificada com a aproximação das eleições.

Pastor preso é mencionado em vídeo

Num dos trechos do vídeo de hoje, Bolsonaro afirma que "esse objetivo" será conseguido com "lealdade, ética e religião". Neste momento, a equipe do presidente selecionou a imagem de Jair Bolsonaro sendo batizado no rio Jordão, em Israel, em 2016. Quem o batiza é o pastor Everaldo Pereira, ex-presidente do PSC, sob o olhar do filho Carlos Bolsonaro.

Em 2020, Pereira foi preso pela Polícia Federal na Operação Tris in Idem, que afastou o então governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC). Ambos foram acusados em esquema de corrupção na saúde. Witzel sofreu impeachment.

"Deve ter muita gente lá", previu presidente

Bolsonaro participou de um passeio de moto neste sábado em Ceilândia, no Distrito Federal. Lá, previu que evento do Partido Liberal deve trazer muitas pessoas ao local, um centro de convenções no Setor de Clubes, em Brasília.

"Amanhã está previsto às 10 da manhã", afirmou o presidente segundo o jornal Folha de S.Paulo. "Aí não sei, deve ter muita gente lá, muita gente está se inscrevendo. Não precisa se inscrever. Se tiver espaço, vai entrar mesmo quem [não] está inscrito. É o lançamento da pré-candidatura."

Flávio Bolsonaro, porém, disse que o "Movimento Filia, Brasil" servirá para ampliar a base eleitoral do partido.

Bolsonaro visita igreja

Horas depois de sair de Ceilândia, o presidente transmitiu ao vivo sua visita Santo Antonio do Descoberto (GO), no Entorno de Brasília.Lá, ele foi a um supermercado, quando cumprimentou apoiadores e tomou café com alguns deles e com crianças.

A transmissão foi feita enquanto ele deixava a paróquia. Ao sair, cumprimentou apoiadores, que se espremiam para chegar perto dele.

O presidente subiu em sua moto para acenar para os moradores. Naquele momento, os seguranças utilizaram uma placa para proteger suas costas de possíveis ataques ou tiros. Ele foi embora pilotando a motocicleta.