Topo

Esse conteúdo é antigo

Zambelli chora e diz: 'Moraes é autoritário e transforma Daniel em herói'

Lucas Valença e Anna Satie

Do UOL, em Brasília e São Paulo

31/03/2022 08h46Atualizada em 31/03/2022 10h30

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) se emocionou hoje ao falar do colega Daniel Silveira (União Brasil-RJ) e disse sentir rancor pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, que determinou que o parlamentar voltasse a usar tornozeleira eletrônica.

"Daniel Silveira não é nenhum bandido, não fez absolutamente nada de errado", disse ela a jornalistas.

"Alexandre de Moraes está sendo extremamente autoritário, arrogante, está conseguindo transformar o Daniel em um herói e se colocando à margem da sociedade. A população está com esse mesmo rancor que eu estou, estamos com rancor do Alexandre de Moraes".

Moraes estipulou ontem uma multa diária de R$ 15 mil e o bloqueio das contas bancárias de Silveira enquanto ele não colocasse a tornozeleira eletrônica. O deputado será julgado no mês que vem pela acusação de ter feito declarações antidemocráticas e incitação à violência contra os ministros da Corte.

Como resposta, Silveira afirmou em discurso na tribuna da Câmara que não iria acatar a ordem de Moraes e chegou a dormir nas instalações da Casa para não ter de cumprir a decisão. Ontem, porém, ele disse que aceitaria colocar o aparelho.

Há pouco, ele deixou as dependências da Câmara, ainda sem o aparelho de monitoramento, e foi para o prédio do Palácio do Planalto.

Na noite em que o deputado dormiu na Câmara, Zambelli foi fotografada levando água e travesseiro para ele, e cobrou seus apoiadores a ajudarem também.