Topo

Esse conteúdo é antigo

Denúncia contra Gabriel Monteiro é aceita em Comissão da Câmara do Rio

Vereador do Rio, Gabriel Monteiro, pode perder o mandato - Igor Mello
Vereador do Rio, Gabriel Monteiro, pode perder o mandato Imagem: Igor Mello

Do UOL, em São Paulo

08/04/2022 15h55

A Comissão de Justiça e Redação da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro decidiu hoje aceitar a denúncia contra o vereador Gabriel Monteiro (PL). A votação não entrou no mérito das acusações, mas serviu para validar a legalidade do pedido de cassação.

Dos três vereadores que compõem a comissão, dois votaram a favor, Inaldo Silva (Republicanos) e Dr. Gilberto (PTC); enquanto Alexandre Isquierdo (União Brasil) se absteve, por presidir o Conselho de Ética e, portanto, ser impedido de votar.

A representação será encaminhada justamente para esse conselho, que deve sortear um relator para notificar Monteiro e receber a defesa dele. Depois, será decidido se a denúncia segue ou não para que os demais vereadores votem pela cassação ou não do mandato.

O vereador é acusado de ter mantido relações sexuais com menores de idade, de filmar o ato e de compartilhá-lo com outras pessoas.

Advogado de Monteiro acusa ex-assessor

Ontem, ao sair da delegacia, Sandro Figueiredo, advogado de Monteiro, afirmou que o HD externo tinha vídeos produzidos por sua equipe, além de material que estaria supostamente sendo produzido para um dos integrantes de uma suposta máfia dos reboques no Rio, denunciada pelo político. O material é uma das peças para as denúncias contra o vereador na Câmara do Rio.

"Foi arrecadado na casa de um ex-assessor uma alta quantia em dinheiro e ainda foi arrecadado o HD que foi furtado da casa do vereador Gabriel Monteiro. HD este contendo informações dos vídeos profissionais do vereador. E inclusive nesse mesmo HD já havia ali alterações de um vídeo que eles estavam montando com a logo do zero dois da máfia dos reboques", afirmou o advogado.

No entanto, o delegado Luís Armond, titular da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes), disse que o material ainda terá que ser periciado para comprovar se é de propriedade ou não do vereador.

"Esse HD vai ser periciado e verificado se procede realmente como de propriedade dele. Eu não vou antecipar nenhuma análise agora. Todas essas questões têm que ser comprovadas através de investigação", explicou o delegado. "Tem que ser feita essa investigação para verificar se realmente é dele, se era uma cópia. Isso tudo terá que ser analisado."

O UOL entrou em contato com a assessoria jurídica de Gabriel Monteiro e aguarda retorno. A reportagem também pediu posicionamento à assessoria de imprensa do parlamentar, via email.