'Chibata nela': vereador incentiva agressão a prefeita no Ceará
O discurso do vereador Francisco Hernandes (PSD) durante uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Beberibe, cidade a cerca de 85 km de distância de Fortaleza, no Ceará, está repercutindo nas redes sociais. Com um chinelo em mãos, ele diz que a prefeita do município, Michele Queiroz (PL), deve apanhar e instiga a população a agredi-la. Ela repudiou as falas e classificou a ação como "inadmissível".
Em seu discurso, ocorrido na última quarta-feira (13), Hernandes comentou a ajuda dele e de outro vereador, além do deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil), para conseguir a compra de cem cisternas para o município de Beberibe. Na sequência, o parlamentar acusou Michele de postar a iniciativa nas redes sociais sem comentar quais seriam os responsáveis por conseguir a demanda ao município.
"Você não aprende que mentira tem perna curta. Eu já lhe dei cartão vermelho e você não aprendeu. O cartão está aqui e você não aprende. Mas eu vou te lembrar aqui que quando as pessoas mentiam para os pais, os pais corrigiam. Os pais pegavam uma 'chinela' e davam na bunda, prefeita."
E completou: "Isso daqui é para gente mentirosa", disse o parlamentar, batendo com o chinelo nas mãos.
Você vai ter que levar umas palmadas da população e ainda é um [chinelo] azul para você aprender, prefeita. Pare de mentir. A população não aguenta mais e você não aprende. Agora você vai ter que apanhar. População, pegue a 'chinela' e chibata nela, viu. Vereador Francisco Hernandes (PSD) durante a sessão ordinária
A declaração do parlamentar teve aplausos e risos dos outros presentes na sessão ordinária no município. Hernandes não foi interrompido pelos ataques em nenhum momento do seu discurso inicial.
O UOL tenta contato com o parlamentar. Caso haja resposta, este texto será atualizado.
Mais ataques
Antes de tirar o chinelo do bolso do terno, Hernandes também declarou em seu discurso que trouxe uma demanda de água encanada para a região de Jatobá, mas a iniciativa teria sido desfeita pela prefeita e seus "capachos".
O parlamentar ainda acusou Michele de dizer que a iniciativa dele era "mentirosa". Ele não apresentou provas sobre a atuação da prefeita contra os seus projetos.
"Hoje, mais uma vez, ela [prefeita] provou que era mentirosa. No mês de abril ainda continua sendo o dia dela [da mentira] e vou provar. Está aqui o requerimento do deputado [federal], meu amigo, votei nele já. Moses Rodrigues, obrigada pelas cem cisternas adquiridas a pedido do vereador Hernandes. E ela fez uma postagem no seu esforço, tenha vergonha, prefeita, para dar qualidade e em momento algum citou o nome do deputado Moses Rodrigues."
No final da sessão, Hernandes voltou a citar o chinelo, mas minimizou o seu discurso e disse que outros vereadores já falaram que gostariam de poder enterrar a prefeita, Michele Queiroz.
"Eu não fui eleito com o partido da atual prefeita. Ela não contribuiu com um pingo de entusiasmo, de voto, para eu ser eleito. Eu fui eleito em um partido no qual tinha o vereador e teve pedido para eu ir para lá. Eu não vendi nem empenhei o meu cargo de vereador em promessas aqui nessa casa. E quando eu dei um cartão vermelho e a chinela, mas tiveram vereadores que queriam enterrá-la."
"Quando eu digo enterrá-la é pior que dar um cartão e uma chinelada. Você enterra algo que está morto, que você quer matar", completou.
Prefeitura repudia falas do parlamentar
Em nota, a prefeitura e a prefeita lamentaram as falas do vereador durante a sessão ordinária e pediram punição do parlamentar.
Deixamos aqui nosso repúdio e indignação diante de tal ato. A Prefeitura de Beberibe pede para que as autoridades competentes investiguem e punam a ação do vereador Hernandes (PSD). É lamentável que alguém eleito para representar o povo tome uma atitude tão baixa e grave. Sempre estaremos vigilantes contra atos que violem a dignidade e ponham em risco a integridade física e a própria vida. Prefeitura lamenta discurso do parlamentar em nota
O texto ainda aponta como "inadmissível que, em pleno ano de 2022, ainda tenhamos que nos deparar com situações" como a ocorrida na Câmara Municipal.
"Na ocasião, o vereador Hernandes (PSD), em uma clara demonstração de estímulo a violência, incita a população a agredir a prefeita Michele Queiroz. Para isso, utiliza uma chinela azul (cor reforçada durante o discurso com uma nítida conotação de machismo) e pede para que a população faça o mesmo tão logo tenha a oportunidade de encontrar a gestora."
Por fim, a nota ainda discorre dos problemas do discurso neste momento em que se debate frequentemente a violência sofrida pelas mulheres.
"Além da gravidade da situação, envolvendo incitação a violência contra uma mulher, em um período em que tanto se debate a questão da violência e do abuso sofrido pelas mulheres, o caso ganha ainda mais notoriedade e repúdio por partir de um vereador, alguém que deveria servir de exemplo para a população beberibense. Outro ponto que devemos destacar é que tudo ocorreu bem perto do feriado de Semana Santa, momento em que celebramos fé, renascimento e amor", conclui o texto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.