Topo

Esse conteúdo é antigo

'Toleramos demais' Bolsonaro, diz Serra sobre votos do PSDB com o governo

O senador José Serra (PSDB-SP) votou alinhado com o governo em 85% das vezes, de acordo com levantamento do site Congresso em Foco - Pedro França/Agência Senado
O senador José Serra (PSDB-SP) votou alinhado com o governo em 85% das vezes, de acordo com levantamento do site Congresso em Foco Imagem: Pedro França/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

03/06/2022 09h47Atualizada em 03/06/2022 12h29

O senador José Serra (PSDB-SP) afirmou que o partido deveria ter sido mais claro na oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em entrevista à revista "Veja", ele disse que os parlamentares da sigla "toleraram demais".

"Acho que toleramos demais. Ser oposição não significa torcer pelo quanto pior melhor e sair votando contra todas as propostas do governo. Mas fazer oposição é também questionar as atitudes descabidas e desarrazoadas que o presidente toma a todo instante", disse. "Devíamos ter sido mais explícitos na nossa discordância."

Um levantamento da "Veja", publicado em novembro de ano passado, mostrou que o PSDB é o mais governista dos partidos que se declaram como oposição. Os tucanos foram favoráveis a propostas do governo em 84% das vezes, até então.

O próprio Serra acompanhou o governo em 85% dos projetos, de acordo com o Radar do Congresso do site "Congresso em Foco".

Serra também avaliou que o partido tem mostrado pouco as boas propostas que tem para o país. "Temos sido tímidos", respondeu ao ser questionado sobre qual era o caminho para o PSDB voltar a ser relevante.

A eleição deste ano pode ser a primeira em que a sigla não terá candidato próprio à Presidência, desde a fundação em 1988. Após a desistência do ex-governador de São Paulo João Doria, a legenda tende a apoiar Simone Tebet (MDB).