Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministério oferece download de livro de futebol; editora diz ser irregular

O governo federal mantém cópia do livro "Febre de Bola" disponível no site oficial do Ministério da Cidadania. - Reprodução
O governo federal mantém cópia do livro "Febre de Bola" disponível no site oficial do Ministério da Cidadania. Imagem: Reprodução

Caio Mello

Do UOL, em São Paulo

09/06/2022 19h13Atualizada em 09/06/2022 19h14

O Ministério da Cidadania disponibiliza em seu site oficial o download da obra "Febre de Bola", do autor inglês Nick Hornby. O livro, que traz a história de um torcedor de futebol do Arsenal, é editado no Brasil pela Companhia das Letras. Ao UOL, a editora afirma que a ação do governo é irregular e não foi consultada sobre a possibilidade.

"Estamos cientes da oferta irregular do título "Febre de bola" no site do Ministério da Cidadania e já tomamos as medidas cabíveis", informa a Companhia das Letras.

Publicado em 1992, o livro recebeu diversos prêmios na Inglaterra e até chegou a ser incluído no kit especial do sócio torcedor do Arsenal. No Brasil, foi publicado apenas em 2013, sempre pela Companhia das Letras.

O Governo Federal disponibiliza de forma gratuita uma série de livros, com uma lista que passa de 300 obras. No entanto, os títulos são restritos à literatura nacional ou clássica, como por exemplo os livros de Machado de Assis ou a Divina Comédia de Dante Alighieri. "Febre de Bola" não se enquadra em nenhum dos dois itens.

No site do Ministério da Cidadania consta que a obra foi colocada no portal no dia 29 de abril deste ano. Pelo pdf, é possível ver que o livro foi baixado por um site conhecido de livros online, em que não são cobrados valores para o público.

O UOL entrou em contato com o Ministério da Cidadania para saber as razões que a pasta teria disponibilizado o livro em seu site, mas até o momento não obteve resposta.