Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito pede que pessoas não alimentem cães de rua e vira alvo de críticas

Do UOL, em São Paulo

10/06/2022 11h15

O prefeito da cidade de Duas Barras (RJ), Fabrício Luiz Lima Ayres, virou alvo de críticas nas redes sociais após pedir que a população do município não alimente ou dê abrigo a cães de rua. A declaração foi dada por Ayres durante evento em uma praça do município na última quinta-feira (8). Ele também afirmou que a prática seria um vetor de doenças na cidade.

Em um vídeo de retratação publicado na página do Facebook da Prefeitura, Ayres disse que sua fala foi "mal compreendida".

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram Ayres falando ao microfone e orientando a população a não dar comida aos animais.

"Vamos fazer uma campanha: não alimente o cão de rua, não dê guarita ao cachorro de rua. Para nós começarmos uma conscientização e assim nós conseguiremos dizimar, acabar com essa visita tão indesejada. Vocês têm que falar isso com o papai e com a mamãe em casa. Não dê comida ao cachorro de rua. Não alimente a proliferação de um dos vetores de doença da nossa cidade", diz o prefeito.

A declaração teve repercussão negativa nas redes sociais, com internautas dizendo que Ayres deveria criar políticas públicas de proteção aos animais abandonados, e não fazer uma "campanha para exterminá-los".

A ativista Luisa Mell foi uma das que também criticou o prefeito de Duas Barras. Em uma publicação no Instagram, ela disse que a fala de Ayres foi "inacreditável" e "lamentável".

"Senhor prefeito, o senhor está ensinando e orientando a população, inclusive crianças, a acabarem com animais abandonados os matando de fome? É isto mesmo que entendi? É lamentável que pessoas com tamanha insensibilidade e ignorância tenham posições de poder em nosso país", escreveu Luisa.

Um dia após a declaração, a Prefeitura de Duas Barras publicou um vídeo em sua página no Facebook com o prefeito fazendo uma retratação.

Na gravação, Ayres pediu desculpa pela declaração e disse que foi "mal interpretado". O prefeito afirmou ainda que ele próprio alimenta os cães, mas que também os retira da rua para dar um lar e cuidar.

"Eu queria pedir uma certa recolocação nas palavras, e desculpa se fui mal interpretado. Eu não quero falar que o cachorro não tem que ser alimentado na rua. Eu alimento o cachorro de rua, mas eu não alimento o cachorro de rua somente. Eu alimento, cuido dele em casa, com a minha família que faz isso muito bem e ama os bichos de rua", afirmou.