Topo

Esse conteúdo é antigo

Apresentação de Bolsonaro a embaixadores teve erro de grafia: 'Brienfing'

Colaboração para o UOL

18/07/2022 19h53Atualizada em 19/07/2022 09h50

Nesta segunda-feira (18), o presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de um encontro com embaixadores no Palácio da Alvorada, em Brasília, e usou um painel de apresentação com a grafia da palavra 'briefing' errada. A exibição que apareceu para os participantes era da palavra 'brienfing'.

O termo briefing é uma expressão em inglês para definir "guia" ou "roteiro" de apresentação.

Durante o discurso, Bolsonaro criticou o processo eleitoral brasileiro, as urnas eletrônicas, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Edson Fachin, e os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal).

O presidente decidiu realizar o encontro após Fachin também participar de um evento com diplomatas sobre as eleições e o processo eleitoral brasileiro. Para essa nova reunião, Bolsonaro convidou o presidente do TSE, que afirmou que o "dever de imparcialidade" o impedia de ir.

Bolsonaro falou também sobre um inquérito sigiloso da PF (Polícia Federal) de um ataque hacker ao TSE, de 2018. "É um inquérito que não tem qualquer classificação sigilosa", afirmou.

Sobre as eleições deste ano, Bolsonaro negou que esteja preparando um golpe e afirmou que hackers ficaram 8 meses dentro dos computadores do TSE. "O que mais quero por ocasião das eleições é a transparência. Queremos que o ganhador seja aquele que realmente votado.", concluiu.