Topo

Pros oficializa coach motivacional Pablo Marçal candidato a presidente

Marçal foi oficializado candidato a presidente da República pelo Pros - Reprodução/Instagram/Pablo Marçal
Marçal foi oficializado candidato a presidente da República pelo Pros Imagem: Reprodução/Instagram/Pablo Marçal

Do UOL, em Brasília

31/07/2022 16h14Atualizada em 31/07/2022 16h14

O Pros realizou hoje sua convenção partidária e oficializou a candidatura a presidente da República do coach motivacional Pablo Marçal. Em sua conta no Twitter, o estreante na política publicou alguns trechos do discurso realizado no evento.

Marçal criticou adversários na disputa —em especial Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT)— e disse entender que a sua campanha vai "tirar a vergonha do brasileiro de falar sobre política".

O influenciador digital e palestrante repercutiu no noticiário nacional em janeiro desse ano, quando liderou uma "expedição" inusitada na cidade de Piquete, em São Paulo, e que por pouco não terminou em tragédia.

Com um discurso motivacional, Marçal ignorou alertas de ventos fortes na região e levou mais de 60 pessoas ao Pico do Marins, na Serra da Mantiqueira (SP). O Corpo de Bombeiros precisou entrar em ação e resgatar o grupo devido às intempéries climáticas —como rajadas de mais de 100 km/h. A turma perdeu barracas e suprimentos tentando avançar em meio à tempestade.

Militares que atuaram no resgate fizeram críticas à postura do hoje candidato a presidente da República e definiram a empreitada como a pior ação já vista no Pico dos Marins.

Meses após a aventura no interior de São Paulo, Marçal se filiou ao Pros e decidiu concorrer ao comando do Palácio do Planalto. Hoje, durante a convenção, o coach afirmou que o Brasil precisa abandonar "políticos de estimação para a democracia funcionar".

O pleiteante do Pros poupou o atual presidente e concorrente à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que "deu o melhor que pôde", de acordo com Marçal. Ele disse, por outro lado, que o atual mandatário do governo federal "não pode levar o Brasil para o próximo nível". "Por isso me coloquei à disposição da nação."