Topo

Esse conteúdo é antigo

Genial/Quaest: 83% querem que Bolsonaro reconheça resultado das eleições

Presidente Jair Bolsonaro (PL) tem criticado o sistema eleitoral brasileiro  - Alan Santos/PR
Presidente Jair Bolsonaro (PL) tem criticado o sistema eleitoral brasileiro Imagem: Alan Santos/PR

04/08/2022 13h11Atualizada em 04/08/2022 13h11

Quaest - Pesquisa confiável -  -

Pesquisa Quaest, contratada pela Genial Investimentos e divulgada hoje, aponta que, na opinião da maioria dos brasileiros, o presidente Jair Bolsonaro (PL) deve reconhecer o resultado das urnas nas eleições de 2022, caso seja derrotado.

De acordo com os eleitores entrevistados, se o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informar que Bolsonaro perdeu a eleição, 83% entendem que ele deve aceitar a derrota. Já 11% disseram que ele não deve acatar o resultado, e 6% não souberam responder.

Se o TSE informar que o Bolsonaro perdeu as eleições, ele deve...

  • Aceitar a derrota - 83%
  • Não aceitar o resultado - 11%
  • Não sabem / Não responderam - 6%

A análise também foi segmentada entre quem declarou apoio a Bolsonaro: 68% dos que dizem votar no candidato do PL entendem que ele deve aceitar o resultado das urnas. Já 25% querem que ele não acate o resultado, e 7% não souberam responder.

Eleitores de Bolsonaro, sobre o que o presidente deve fazer após o resultado das urnas:

  • Aceitar a derrota - 68%
  • Não aceitar o resultado - 25%
  • Não sabem / Não responderam - 7%

Reunião com embaixadores

A pesquisa quis medir o impacto da reunião de Bolsonaro com embaixadores, em que ele fez ataques contra o sistema eleitoral brasileiro, sem apresentar provas.

53% dos entrevistados disseram que já sabiam que esse encontro tinha acontecido, e 47% não sabiam. Sobre as chances de votar em Bolsonaro após essa reunião, 41% afirmaram que diminuíram por causa disso; para 31% isso não faz diferença, e para 26% a reunião aumentou as chances de voto.

Sabendo dessa reunião com os embaixadores, suas chances de votar em Bolsonaro...

  • Diminuem - 41%
  • Não faz diferença - 31%
  • Aumentam - 26%
  • Não sabem / Não responderam - 2%

A pesquisa fez 2.000 entrevistas presenciais entre 28 e 31 de julho com eleitores de 16 anos ou mais. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-02546/2022 e custou R$ 139.005,86.

Sobre o instituto

O Quaest é um instituto de pesquisas com sede em Belo Horizonte. Até 2020, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a empresa realizava pesquisas eleitorais só em Minas Gerais. Hoje, faz levantamentos sobre intenções de voto para presidente, governador e para o Senado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. O instituto tem uma parceria com a Genial Investimentos, a qual financia levantamentos para as eleições de 2022. As pesquisas são realizadas com entrevistas presenciais.