Topo

SP: Haddad, Tarcísio e Garcia participam do debate UOL/Folha em 19/9

Fernando Haddad, Tarcísio de Freitas e Rodrigo Garcia serão os candidatos ao governo de São Paulo que participarão do debate UOL/Folha - Reprodução
Fernando Haddad, Tarcísio de Freitas e Rodrigo Garcia serão os candidatos ao governo de São Paulo que participarão do debate UOL/Folha Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

09/08/2022 10h00Atualizada em 09/08/2022 11h05

O UOL e a Folha de S.Paulo vão promover, no dia 19 de setembro, um debate entre os candidatos ao governo de São Paulo. O evento, que será realizado entre as 10h e as 11h30, reunirá Fernando Haddad (PT), Tarcísio Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB), os três mais bem colocados na pesquisa Datafolha mais recente, divulgada em 30 de junho.

O ex-prefeito Haddad, o ex-ministro de Infraestrutura Tarcísio e o governador Garcia vão responder aos questionamentos feitos por jornalistas dos dois veículos. O petista lidera o Datafolha com 34% das intenções de votos, seguido por Tarcísio e Garcia, ambos empatados com 13% — a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O debate será realizado no estúdio do UOL, localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima, no Jardim Paulistano, zona oeste de São Paulo. Em caso de segundo turno, um novo debate será promovido em 20 de outubro, também entre as 10h e as 11h30, com os dois candidatos que avançarem na disputa.

O que dizem os candidatos? Para Haddad, que comandou a Prefeitura de São Paulo entre 2013 e 2016, o debate "é mais uma ferramenta que permite aos eleitores o conhecimento dos objetivos dos candidatos e empresta transparência as suas intenções."

Ex-ministro do governo Jair Bolsonaro (de 2019 até março deste ano),Tarcísio afirma ser "mais uma excelente oportunidade de mostrar propostas e apresentar novas soluções para problemas antigos do estado de São Paulo". Segundo ele, trata-se de problemas "que, em quase três décadas, não foram solucionados" e que isso concede ao eleitor a oportunidade de "analisar qual projeto vai fazer a diferença para que possa tomar sua decisão de forma consciente."

Já o tucano Garcia, que assumiu como governador do estado em abril, se diz otimista: "Será uma grande oportunidade para que a população de São Paulo conheça as nossas realizações e propostas e compare com as dos adversários. Temos o melhor plano para o futuro e o progresso de São Paulo e a convicção que essa guerra ideológica dos nossos adversários não resolve os problemas e nem enche a barriga de ninguém".

Vai ser um debate mais interessante que os convencionais: serão três candidatos, apenas os que têm chances reais de vencer, com banco de tempo, o que dinamiza as discussões e permite que o confronto de ideias seja menos engessado. Ficarão mais claras para os eleitores as diferenças de projetos e atributos de cada candidato"
Murilo Garavello, diretor de Conteúdo do UOL

Veja as regras definidas para o debate

Como será o debate? O evento terá uma hora e meia de duração e será dividido em três blocos, sem intervalo entre eles. Não haverá plateia, e cada candidato terá permissão para levar até dois assessores; os assessores não terão acesso ao estúdio durante o debate.

Os candidatos terão, cada um, um banco de tempo de 15 minutos para falar. Deste banco, monitorado por meio de um cronômetro, será descontado o tempo gasto com cada resposta. As perguntas feitas podem ter no máximo 20 segundos e não serão contadas no banco de tempo. Interrupções dos moderadores também não serão descontadas do tempo final.

Cada candidato pode fazer uso da palavra em qualquer resposta, mesmo que a pergunta não tenha sido dirigida a ele. Para isso, deve sinalizar com a mão o seu desejo de falar. Os comentários feitos serão descontados do banco. Não serão permitidas interrupções durante as falas de outros candidatos.

Não será permitido ao candidato utilizar o celular ou recorrer a qualquer material de consulta durante o debate. Também não será permitido consultar os assessores.

No caso de algum candidato se sentir prejudicado durante a contagem de tempo, sua equipe deverá solicitar análise para a organização de UOL/Folha. Caso isso ocorra durante os comentários finais, a solicitação pode partir imediatamente do próprio candidato.

Como serão divididos os blocos?

  • Primeiro bloco: serão feitas quatro perguntas para os três candidatos. A ordem das respostas será definida em sorteio.
  • Segundo bloco: os candidatos farão perguntas entre si, com tema livre, em ordem definida por sorteio. Cada candidato fará uma pergunta dirigida a qualquer outro candidato; os demais podem utilizar seu banco de tempo para comentar.
  • Terceiro bloco: No terceiro e último bloco, os candidatos respondem a quatro perguntas de líderes sociais escolhidos pelos organizadores. As campanhas não saberão com antecedência quem são os líderes sociais escolhidos. As questões serão sobre temas pré-definidos, gravadas antes da realização do evento e exibidas apenas no momento do debate.

As temáticas pré-definidas serão apresentadas aos candidatos até duas semanas antes do debate.

Como serão as considerações finais? Ao fim do debate, os candidatos terão, cada um, até um minuto para realizar suas últimas considerações. Se a moderação permitir, podem ser concedidos até 12 segundos para que terminem de expor o raciocínio de encerramento.

O candidato pode solicitar direito de resposta? Sim, caso se sinta alvo de alguma ofensa moral e pessoal. A decisão caberá a uma comissão formada pela organização do debate.

Caso o pedido seja concedido, o candidato receberá até um minuto de fala, sem que isso seja contabilizado em seu banco de tempo. Na hipótese de o candidato não usar todo o tempo disponibilizado para a resposta, o restante não será acrescido ao banco de minutos.