Topo

Esse conteúdo é antigo

Toledo: Bolsonaro em 'live vitaminada' vira propaganda nas mãos de Carlos

Colaboração para o UOL

09/08/2022 08h58Atualizada em 09/08/2022 10h08

O analista de política José Roberto de Toledo definiu a entrevista do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Flow Podcast, ontem, como um "ato de propaganda". Durante comentário no UOL News, o jornalista disse que o candidato à reeleição participou de uma "live vitaminada" em uma conversa sem interrupções.

"Esse tipo de entrevista, na verdade, é uma live vitaminada, porque ele falou com menos interrupção do entrevistador do que se estivesse com o sanfoneiro na live semanal dele. Duvido que, se fosse só o ao vivo, tivesse algum impacto. Porém, no caso das lives, esse tipo de entrevista serve para as campanhas. O Carlos Bolsonaro [vereador licenciado, filho do mandatário e responsável pela comunicação] vai cortar trechos e postar nas redes", observou o colunista do UOL.

"Foi um ato de propaganda. Então, essa repercussão vai acumulando, isso vai se propagando e, eventualmente, pode vir a ter efeito", acrescentou Toledo.

Em cinco horas e vinte minutos de participação no Flow, Bolsonaro repetiu notícias falsas e renovou ataques ao sistema eleitoral. Em uma conversa recheada de piadas e trocadilhos, em um tom informal, o presidente chegou até a mandar um "beijo" para o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso.

Na avaliação de José Roberto de Toledo, apesar do impacto que o podcast pode causar, o que define a eleição é o "bolso". "O bolso vai começar a ser afetado a partir de hoje, principalmente dos mais pobres, pela fraude eleitoral que foi montada junto com o 'arenão' [referência à Arena, partido da ditadura militar], que a imprensa chama de 'centrão', que é a distribuição de dinheiro em período eleitoral."

O colunista do UOL se refere ao pagamento de benefícios sociais planejados pelo governo. Começam hoje os pagamentos do Auxílio Brasil de R$ 600 e do novo Auxílio-Gás — ou Vale-Gás —, que, neste mês, será de R$ 110. Os primeiros a receber serão os beneficiários com NIS (Número de Identificação Social) terminado em 1, e o calendário se estenderá até 22 de agosto.

  • Veja mais análises de Toledo e notícias do dia no UOL News: