Caminhão de bolsonaristas no 7/9 já fez de Parada LGBT a Marcha Para Jesus
Ele esteve na Marcha para Jesus e na Parada do Orgulho LGBT. Já recebeu Ivete Sangalo, Anitta, a bispa Sônia Hernandes, e vestiu-se de lata e garrafa de cerveja em outros carnavais. Mas, neste 7 de Setembro, o trio elétrico Demolidor servirá de palanque para apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) no ato da avenida Paulista, em São Paulo.
O agito desta quarta-feira (7) ficará sob os cuidados dos ex-ministros Marcos Pontes (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidatos ao Senado e ao governo paulista, respectivamente. O carro será o destaque da avenida durante a manifestação convocada pelo presidente da República.
Apartidário. O caminhão já protagonizou mais de uma Parada do Orgulho LGBT e foi também o trio utilizado por Sônia e Estevam Hernandes, da Igreja Renascer, durante a Marcha para Jesus em julho deste ano.
O primeiro modelo do Demolidor foi criado em 2002 e serviu de palco para os jogadores da seleção brasileira de futebol masculino desfilarem após a conquista do penta. Quatro anos depois, serviu de base para a criação de um caminhão em formato de lata de cerveja gigante, seiscentas vezes maior que uma latinha de tamanho normal.
Do carnaval. Um galpão no Mandaqui, na zona norte de São Paulo, é a morada do trio elétrico. Apesar disso, o Demolidor vive na estrada, entre eventos universitários e atos políticos, enquanto mantém a forma para quando o carnaval chegar. A empresa MB Produções, responsável pelo veículo, o classifica em seu site como tricampeão no quesito "Melhor Trio do Carnaval de Salvador" — embora não especifique de onde surgiu o título.
Cadê Ivete? A versão mais recente do trio, feita em alumínio, foi criada em 2009 para a cantora Ivete Sangalo pular o Carnaval da Barra à Ondina em Salvador. O veículo foi repaginado por R$ 2,5 milhões e tem 24 metros de comprimento —seis vezes o tamanho de um carro popular.
Com camarins de luxo e quatro banheiros, foi equipado com televisores de LCD, iluminação para cromoterapia, sofás de couro vermelho, elevador hidráulico e disposição de móveis em feng shui; técnica chinesa milenar de decoração que dispõe os móveis com o objetivo de equilibrar as energias.
Potência. Segundo a empresa, os quatro alto-falantes foram dispostos de forma a propagar o som em um raio de 1 quilômetros; a extensão da avenida Paulista, que receberá o trio nesta quarta, é de 2,7 quilômetros.
O aluguel atual é estimado em R$ 100 mil. Foi este o valor desembolsado para o uso do Demolidor em um ato contra Bolsonaro em outubro do ano passado, também na avenida Paulista; o dinheiro foi arrecadado por movimentos sociais por meio de vaquinhas online.
No entanto, a organização do ato nem a MB Produções divulgaram os custos do aluguel para o 7 de Setembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.