Topo

Agro, religiosos e conservadores bancam estrutura de atos no 7 de setembro

Bolsonaro em carro de som no 7 de setembro do ano passado, ocasião em que chamou ministro do STF de "canalha" - 7.set.2021 - Deividi Correa/Estadão Conteúdo
Bolsonaro em carro de som no 7 de setembro do ano passado, ocasião em que chamou ministro do STF de "canalha" Imagem: 7.set.2021 - Deividi Correa/Estadão Conteúdo

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

05/09/2022 04h00

Apoiadores da reeleição de Jair Bolsonaro (PL) planejam uma demonstração de força popular do presidente no 7 de setembro. Somente em São Paulo, estão previstos 13 caminhões de som na avenida Paulista. No Rio de Janeiro, serão mais 10 veículos na avenida Atlântica.

Esta reunião da direita a menos de um mês da eleição deve atrair militantes e postulantes a vagas de deputado estadual ou federal, afirma Giovani Falcone (PRTB), um dos organizadores do ato em São Paulo e também candidato a cadeira na Câmara dos Deputados.

"Esta vai ser a festa da direita e vai ter um monte de candidato. Não tem nem como falar [a quantidade] porque toda direita estará lá. Vai ser o dia do pessoal se mostrar"

Bolsonaro deve falar no Rio. Figuras notórias do bolsonarismo —como Marcos Pontes (PL-SP), Ricardo Salles (PL-SP) e Carla Zambelli (PL-SP)— terão espaço de destaque. O que os demais candidatos buscarão nas avenidas Paulista e Atlântica são minutos de notoriedade nos caminhões de som. Mas o discurso mais aguardado é do presidente e candidato a reeleição.

Giovani afirmou que existe a possibilidade de instalação de um telão em São Paulo para uma entrada por videochamada. Na manhã de 7 de setembro, Bolsonaro acompanhará o desfile cívico em Brasília e a expectativa é de que ele fale no Rio de Janeiro.

O modelo motociata seguido de comício é o preferido da campanha de Bolsonaro - MAX HAACK/ESTADÃO CONTEÚDO - MAX HAACK/ESTADÃO CONTEÚDO
O modelo de motociata seguido de comício é o preferido da campanha de Bolsonaro
Imagem: MAX HAACK/ESTADÃO CONTEÚDO

Comício no Rio será precedido de motociata. O pronunciamento do candidato à reeleição está previsto para as 15 horas. Antes, o presidente participa de uma motociata e uma passeata com motos aquáticas, ambas organizadas por Waldir Ferraz, ex-assessor do presidente.

Ele conta que a concentração está prevista para 12h22 em frente ao Monumento dos Pracinha, no Aterro do Flamengo. A saída ocorre às 13h22 e o destino é o Posto 6, em Copacabana. O minuto 22 é referência ao número de Bolsonaro na urna.

Bolsonaro deve discursar no caminhão de Malafaia. Vários grupos de movimentos de direita alugaram caminhões de som no Rio e em São Paulo. A previsão é que Bolsonaro suba no veículo em que estiver o pastor Silas Malafaia. A dobradinha sinaliza que podem ocorrer declarações duras contra as instituições.

No domingo da semana passada (25), o religioso postou um vídeo no Instagram agredindo o ministro Alexandre Moraes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e integrante do STF (Supremo Tribunal Federal). Na legenda, Malafaia escreveu: "Vergonha! O desgraçado que rasga a Constituição."

a - Marcos Pontes é Tenente-coronel da Força Aérea Brasileira. Foto: Carolina Antunes/PR - Marcos Pontes é Tenente-coronel da Força Aérea Brasileira. Foto: Carolina Antunes/PR
Marcos Pontes confirmou presença nos atos de 7 de setembro de São Paulo
Imagem: Marcos Pontes é Tenente-coronel da Força Aérea Brasileira. Foto: Carolina Antunes/PR

Agro e conservadores bancam caminhões em São Paulo. Em São Paulo, os grupos de apoio ao candidato à reeleição também alugaram caminhões de som para defender suas pautas. O Movimento Frente Conservadora, o Movimento Família Brasileira e a Marcha da Família Cristão pela Liberdade são alguns exemplos.

O agronegócio também estará com um caminhão de som para levar suas bandeiras até a Paulista na próxima quarta-feira. O Movimento Agro ficará na metade da avenida.

CACs devem ser novidade neste 7 de setembro. Em cada comício de campanha, Bolsonaro enaltece seus decretos a favor da liberação de armas. As medidas devem se pagar agora.

Giovani Falcone afirmou que neste 7 de setembro é esperada forte presença de CACs (caçadores, atiradores e colecionadores). O organizador ressalta que é um grupo que não se fez presente nas manifestações que ocorreram ao longo do governo Bolsonaro.

 Bolsonaro chama apoiadores para ato de 7 de Setembro em Copacabana  -  O Antagonista  -  O Antagonista
Bolsonaro chama apoiadores para ato de 7 de Setembro em Copacabana
Imagem: O Antagonista

Grupos que não apareciam antes. Giovani ainda disse que há outros grupos que pediram para estar na Paulista e que não compareciam aos atos do passado. Mas ele não credita esta presença a uma militância desinteressada.

A avaliação é de que são candidatos que estarão buscando votos. De qualquer forma, a presença é bem-vinda para engrossar o ato e cumprir o objetivo de projetar popularidade no último mês da corrida presidencial.

Pedido para não agredir instituições nem pregar por golpe. O organizador afirmou que a orientação para estes grupos novos é não fazer discursos contra instituições. O conselho ocorre apesar dos acontecimentos do ano passado. No 7 de setembro de 2021, Bolsonaro chamou o ministro Alexandre de Moraes de "canalha".

Giovani também contou que existe uma orientação para não haver apelos para acionar o artigo 142 da Constituição. De acordo com a interpretação de alguns grupos de direita, este trecho da Carta Magna autoriza as Forças Armadas a intervir no Brasil.

Campanha é contra atos radicais. A possibilidade de discursos radicais atacando as urnas eletrônicas, ministros do STF e defendendo golpe preocupa a equipe da campanha de Bolsonaro. A avaliação é de que estas ideias afastam o eleitor de centro e prejudica o desempenho na corrida presidencial.