Topo

Pronunciamento de Bolsonaro reconheceu resultado das eleições, diz STF

 Leia a íntegra do discurso de Jair Bolsonaro no Alvorada  -  O Antagonista
Leia a íntegra do discurso de Jair Bolsonaro no Alvorada Imagem: O Antagonista

Do UOL em Brasília

01/11/2022 18h07Atualizada em 01/11/2022 18h26

O STF (Supremo Tribunal Federal) disse considerar importante o pronunciamento de Jair Bolsonaro (PL) feio na tarde desta terça-feira (1°). Em nota, a Corte afirma que o presidente "reconheceu o resultado final das eleições".

"O Supremo Tribunal Federal consigna a importância do pronunciamento do presidente da República em garantir o direito de ir e vir em relação aos bloqueios e, ao determinar o início da transição, reconhecer o resultado final das eleições", afirma o comunicado.

Em um breve discurso, após 44 horas de silêncio, Bolsonaro chamou os protestos que bloqueiam rodovias de "movimentos populares".

Os atos seriam, de acordo com o atual presidente, "fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral".

Ele não mencionou nem o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nem ministros da Corte. Na sequência, o presidente mudou o tom e afirmou que "nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como invasão de propriedades, destruição de patrimônio e cerceamento do direito de ir e vir".

O pronunciamento ocorreu no hall de entrada do Palácio da Alvorada, a residência oficial da chefia do Executivo federal, e durou cerca de dois minutos.

Bolsonaro não citou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em nenhum momento nem fez um reconhecimento claro sobre a derrota no último domingo (30). O presidente disse ainda que irá seguir cumprindo os mandamentos da Constituição.

Transição. Após o discurso de Bolsonaro, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), disse que dará início ao processo de transição na quinta-feira (3).

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) é quem irá comandar a troca do lado petista.