Topo

Câmara: Plateia confunde Lira, que culpa assessoria sobre taças de Hamilton

Do UOL, em Brasília

07/11/2022 16h14Atualizada em 07/11/2022 16h14

Durante a sessão de homenagem ao piloto da Fórmula 1 Lewis Hamilton na Câmara dos Deputados, o presidente da Casa, Arthur Lia (PP-AL), foi confundido pela plateia sobre o número de títulos conquistados pelo britânico.

Em seu discurso, Lira ressaltou que Hamilton era um ídolo brasileiro, um colecionador de títulos e disse que ele era heptacampeão mundial de Fórmula 1. Contudo, diante da reação de quem assistia à cerimônia, perguntou: "É octacampeão?". E completou, em tom de brincadeira: "Alguém da assessoria vai pagar por isso".

"O piloto e o homem que temos a alegria de homenagear hoje já se tornou um ídolo de todos brasileiros e dispensa maiores apresentações. No entanto, cabe lembrar, que Lewis Hamilton, graças ao seu talento e determinação, é um verdadeiro colecionador de títulos. Britânico por nascimento, mas brasileiro de coração, Hamilton é heptacampeão mundial de Fórmula 1", disse Lira.

A plateia, então, vibrou com sua fala. Mas, em seguida, alguém corrige erroneamente o presidente da Câmara. " São oito. Octacampeão? Alguém da assessoria vai pagar por isso, né, gente?", brincou.

Título de cidadão honorário. Hamilton chegou por volta das 14h e entrou pela rampa da Câmara, local onde geralmente entram autoridades brasileiras em eventos políticos importantes.

Antes da sessão, ele se encontrou com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no gabinete da presidência, com André Figueiredo (PDT-CE), autor do requerimento que sugeriu a homenagem, e outros parlamentares.

O título de cidadão honorário foi dado pela Câmara após Hamilton vencer o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, em São Paulo, e repetir o gesto do brasileiro Ayrton Senna em 1991, dando uma volta adicional no autódromo com a bandeira nacional.

Segunda-feira atípica. Diferentemente de outras segundas na Câmara, em que, geralmente, o plenário da Casa está vazio, hoje o dia foi marcado por longas filas e até espera para entrar na Câmara e no plenário.

O piloto Lewis Hamilton recebeu hoje, em sessão solene, o título de cidadão honorário pela Câmara dos Deputados .Às 13h, horário de abertura do plenário, já era possível avistar pessoas aguardando a chegada do piloto no Congresso.

A expectativa de conhecer um ídolo internacional reuniu fãs, parlamentares, assessores e servidores e paralisou a Câmara antes e durante a sessão de homenagem.