Políticos lamentam morte de Isabel, do vôlei: 'Contribuiu para democracia'
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou hoje a morte da ex-jogadora de vôlei de praia Isabel Salgado, aos 62 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Na segunda-feira (14), a ex-atleta havia sido incluída no grupo de transição de esporte do petista. Ontem, ela havia sido diagnosticada com uma bactéria no pulmão.
Em uma publicação no Twitter, Lula disse que Isabel "não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais".
"Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino", escreveu o presidente eleito.
A morte de Isabel foi confirmada pela produtora de cinema Paula Barreto, em mensagem no grupo Esporte Pela Democracia. Ela disse que a ex-jogadora teve uma parada cardíaca.
Na mesma rede social, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse que Isabel "contribuiu diretamente para a vitória da democracia".
"Nossa solidariedade à família e a todos e todas que a admiram", acrescentou a petista.
O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) também se manifestou nas redes sociais.
Além de integrantes do PT, outros políticos também lamentaram a morte de Isabel. Um deles foi o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), que disse lamentar a morte de Isabel e a chamou de "ícone do esporte".
"Um exemplo de esportista e brasileira, que havia, há poucos dias, se disposto a nos apoiar na transição", escreveu o ex-governador no Twitter.
O deputado federal Alexandre Frota (Pros-SP) também se manifestou nas redes sociais.
O governador Cláudio Castro (PL) disse que Isabel "deixa um legado de conquistas e belos exemplos".
"Uma das cariocas mais importantes do mundo do esporte partiu de forma repentina", tuitou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD).
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que também faz parte da equipe de transição de Lula, afirmou que Isabel foi "grandiosa nas quadras e na luta por democracia".
Também no Twitter, o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) disse que a ex-jogadora de vôlei foi um "símbolo para o esporte brasileiro".
A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), por sua vez, classificou Isabel como "uma potência em defesa do esporte".
Ainda no Twitter, a escritora Anielle Franco, irmã da ex-vereadora Marielle Franco, também lamentou a morte da ex-jogadora. "Eu cresci te assistindo e te admirando", afirmou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.