Topo

Esse conteúdo é antigo

Tales: São Paulo pode ter avanço de bolsonaristas se Tarcísio não resistir

Do UOL, em São Paulo

18/11/2022 13h24Atualizada em 18/11/2022 15h05

O colunista do UOL Tales Faria disse hoje que o governo de São Paulo pode ter avanço de "ratos bolsonaristas" se o governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) não resistir. Uma reportagem do colunista do UOL Alberto Bombig mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho Eduardo Bolsonaro (PL) estão pressionando a equipe de Tarcísio pela demissão de nomes ligados ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

"O esperado era que Bolsonaro e seus filhos, diante do fato de terem perdido, passem a querer mandar no governo de São Paulo. Eles vão tentar e vão se jogar em cima do governo de São Paulo. Vão querer nomear secretários, fazer caça às bruxas de todo mundo que cheire a inimigo", afirmou Tales em participação no UOL News.

Ou Tarcísio terá sangue de barata ou vai querer comandar. O grande poder que restou para o bolsonarismo é o governo do estado de São Paulo e vai ter um avanço dos ratos bolsonaristas. Acho que o Tarcísio vai resistir.
Colunista do UOL Tales Faria

Tales acrescentou que, se a família Bolsonaro quiser mandar no governo, "é provável que acabe tendo problema".

Moraes comandou a Segurança Pública de São Paulo entre 2014 e 2016, quando o governador era Geraldo Alckmin, então no PSDB. Bolsonaro e seu filho trabalham pela indicação do deputado federal Capitão Derrite (PL-SP) para assumir a secretaria.

Madeleine Lacsko: 'Filhos de Bolsonaro querem peitar comando da PM de SP'

No UOL News, a colunista do UOL Madeleine Lacsko afirmou que os filhos do presidente Bolsonaro querem peitar o comando da Polícia Militar de São Paulo com a indicação do Capitão Derrite. Ela ressaltou que é uma tentativa de Eduardo Bolsonaro falar com a militância olavista.

"O Capitão Derrite é um discípulo, um aluno direto de Olavo de Carvalho. Ele é da turma de Ernesto Araújo, Felipe Martins."

Os filhos de Bolsonaro estão querendo peitar o comando da PM de São Paulo. Vai colocar à frente da pasta um capitão para comandar um coronel? Qual a chance disso dar certo?
Colunista do UOL, Madeleine Lacsko

Ela diz que Tarcísio deve acomodar um ou outro nome do bolsonarismo no governo de São Paulo, mas que a família Bolsonaro não vai conseguir botar um cabresto no governador eleito.

Tales Faria: 'Recolocar civil na Defesa é acertadíssimo'

Tales Faria elogiou a decisão do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de colocar um civil como futuro ministro da Defesa. Hoje, o ex-ministro Aloizio Mercadante (PT) disse que o nome será definido assim que Lula voltar de Portugal.

"Acho acertadíssimo recolocar um civil no comando da Defesa. Não funcionou essa coisa de militar. Isso foi criado por Fernando Henrique lá atrás para ser uma pasta comandada por civis e deixar claro que os militares estão subordinados a ordem civil. É assim em todo país desenvolvido do mundo."

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: