Topo

Polícia busca assassino de prefeito no RS e investiga motivação política

O prefeito de Lajeado do Bugre, Roberto Maciel Santos (PP) - Reprodução/Redes Sociais
O prefeito de Lajeado do Bugre, Roberto Maciel Santos (PP) Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Do UOL, em São Paulo

25/11/2022 13h04

A polícia faz buscas para localizar o assassino do prefeito de Lajeado do Bugre, uma cidade no interior do Rio Grande do Sul, e investiga se houve motivação política. Roberto Maciel Santos (PP), 45, foi morto a tiros ontem de manhã por um homem encapuzado quando estava em uma reunião dentro do seu gabinete com o vice-prefeito e com um funcionário da prefeitura, também atingido pelos tiros.

Lajeado do Bugre é uma cidade no norte do estado com apenas 2.500 moradores. Segundo a investigação, o autor do crime atirou cerca de 20 vezes e fugiu em um veículo, abandonado em uma área rural. O corpo do prefeito será enterrado hoje à tarde. A Polícia Militar prendeu ontem à tarde um suspeito de participação no crime.

Quem é o homem preso. Encontrado em um carro roubado com uma espingarda próximo ao veículo abandonado pelo assassino, o suspeito de participação no crime foi preso em flagrante por receptação e porte ilegal de arma. Hoje, foi decretada a prisão preventiva do homem, que não teve a identidade revelada. Policiais militares continuam com as buscas na região.

A Polícia Civil acredita que o suspeito preso estava no local para resgatar o autor do crime e auxiliá-lo na fuga. Mas ele teria fugido a pé antes da chegada do possível comparsa, aponta a investigação.

Gabinete de Roberto Maciel Santos, morto a tiros no local, foi isolado pela polícia. Ele era prefeito de Lajeado do Bugre, no interior do Rio Grande do Sul - Polícia Civil/Arte - Polícia Civil/Arte
Gabinete de Roberto Maciel Santos, morto a tiros no local, foi isolado pela polícia. Ele era prefeito de Lajeado do Bugre, no interior do Rio Grande do Sul
Imagem: Polícia Civil/Arte

O que se sabe sobre a investigação do caso. A Polícia Civil ouviu testemunhas e está em buscas de câmeras de segurança no trajeto usado pelo criminoso para tentar identificá-lo.

Ele chegou [ao gabinete do prefeito] atirando. Foi uma execução. Agora, a gente precisa saber qual foi a motivação desse crime. Tudo indica que pode ter motivação política, mas ainda é cedo para confirmar. Nenhuma hipótese é descartada
Delegada Aline Dequi Palma, da 14ª Delegacia de Polícia Regional

A delegacia responsável pela investigação atua na área de Palmeira das Missões, composta por 29 cidades.

Os investigadores aguardam pelo resultado do laudo pericial.

Como foi o crime? Um homem armado com uma pistola 9 mm e encapuzado invadiu a sede da prefeitura de Lajeado do Bugre por volta das 11h20 de ontem. Com a arma em punho, perguntou a uma funcionária onde ficava o gabinete do prefeito. Em seguida, forçou a porta do gabinete, que estava fechada.

Segundo a Polícia Civil, o atirador disparou cerca de 20 vezes. Ao menos três tiros atingiram o prefeito. Ferido por quatro disparos nas costas enquanto tentava fugir, o funcionário da prefeitura está internado em estado grave no Hospital de Caridade de Palmeira das Missões.

O vice-prefeito Ronaldo Machado da Silva (PL), que também estava no local, não foi atingido. Ele disse ter fugido por uma porta lateral que dá acesso ao banheiro.

As testemunhas já foram ouvidas? Funcionários da prefeitura e parentes do prefeito já foram ouvidos informalmente. A Polícia Civil inclusive coletou relatos do vice-prefeito e do funcionário da prefeitura que está hospitalizado. Os relatos estão sendo formalizados em depoimentos dados na delegacia da cidade de Jaboticaba (RS), que faz divisa com Lajeado do Bugre.

Quem era o prefeito. Roberto Maciel Santos, 45 anos, era casado e tinha filhos. Beto, como era conhecido, foi eleito em 2016 e reeleito em 2020.