Topo

Esse conteúdo é antigo

'Não viajamos escondidos', diz Heloísa sobre viagem com Eduardo ao Qatar

Eduardo Bolsonaro e esposa aparece em transmissão da Copa do Mundo no Qatar - Rprodução
Eduardo Bolsonaro e esposa aparece em transmissão da Copa do Mundo no Qatar Imagem: Rprodução

Do UOL, em São Paulo

01/12/2022 11h31Atualizada em 01/12/2022 17h22

Após ser alvo de críticas pela viagem ao Qatar e ser flagrada com o marido, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em transmissão da Fifa assistindo a Copa, Heloísa, mulher de Eduardo, usou as redes sociais para defender o casal.

Ela afirmou que a viagem foi planejada há um ano e que em momento algum o casal viajou escondido.

"Não viajamos escondidos, ninguém imaginaria que Eduardo passaria batido num mundial de futebol. Porém, não faria o menor sentido eu dividir uma experiência de viagem, com tanta coisa acontecendo em nosso país", escreveu no Instagram.

Após a repercussão negativa, Eduardo disse em vídeo que viajou para levar pen drives que explicam "a situação do Brasil", sem detalhar que situação seria essa. A justificativa rendeu uma série de memes nas redes sociais.

Heloísa rebateu quem ironizou a justificativa de Eduardo Bolsonaro. "Quem está zombando dos 'pendrives' não faz a menor ideia que certas conversas e certos assuntos só podem ocorrer pessoalmente e com conteúdos em mãos. Vocês viram apenas um recorte público, como na foto. Certos encontros não têm sequer foto posada".

Ela alegou ainda que a viagem não teve custos para a Câmara dos Deputados. "Não houve ônus para a Câmara nem jatinho privado, como a esquerda já começou a inventar", disse.

Em nota, a Câmara confirmou que não houve ônus aos cofres públicos e que a viagem foi particular.

"No dia 23 de novembro, o deputado Eduardo Bolsonaro informou à Presidência da Câmara dos Deputados que ficará ausente do país entre os dias 23 de novembro e 5 de dezembro, quando estará em viagem de caráter particular ao Oriente Médio. Não há ônus para a Casa".

A esposa do parlamentar ainda defendeu que Eduardo tem boa relação com autoridades internacionais. "Eduardo é uma figura que transita muito bem internacionalmente e independente do que possa acontecer no Brasil, mais do que nunca, isso é preciso manter. Não é sobre futebol. Essa visão é muito simplista", afirmou.

Deputado faltou em sessão de projeto de sua autoria. Eduardo Bolsonaro faltou a uma reunião ontem na Câmara dos Deputados que discutiria um projeto que propõe liberar a propaganda de armas de fogo no país, o que é proibido atualmente. A matéria estava na pauta da reunião da comissão de Finanças e Tributação de ontem.

Críticas de apoiadores e piadas da oposição. Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que realizam protestos golpistas contra o resultado das eleições desde 30 de outubro, reclamaram que o político está "curtindo a vida" enquanto eles permanecem em frente aos quartéis.

"Enquanto estamos na frente dos quartéis, pela liberdade e pelo Brasil, ele está curtindo a vida. Por isso eu não tenho político de estimação!", escreveu uma pessoa no Twitter.

No Twitter, o deputado não fez nenhuma publicação sobre a competição, ou sobre a viagem ao Qatar. Apesar de não ter publicado imagens em estádios, a esposa de Eduardo apareceu no Instagram usando a mesma roupa do momento da transmissão.

Enquanto estamos na frente dos quarteis, pela Liberdade e pelo Brasil, ele está curtindo a vida. Por isso eu não tenho político de estimação! Eu cobro deles! São nossos representantes e ganham muito bem pra isso! @BolsonaroSP pic.twitter.com/2Z7aYa56Ze

-- Marcc (@MarccUboat) November 28, 2022

Além das críticas, a situação também virou piada para a oposição. Muitas pessoas compartilharam as imagens de Eduardo no Qatar para lembrar que, ao mesmo tempo, bolsonaristas ficam sob sol e chuva em protesto pelo resultado das urnas.

O deputado federal eleito Guilherme Boulos (PSOL-SP) criticou a situação. Para o político, "hipocrisia é pouco" para representar a posição de Eduardo.

"Enquanto deixa seus militantes golpistas tomando chuva na frente de Quartel, Bananinha está vendo a Copa no Qatar", escreveu, em referência aos apoiadores do pai de Eduardo, o atual presidente.

Enquanto deixa seus militantes golpistas tomando chuva na frente de Quartel, Bananinha está vendo a Copa no Qatar... Hipocrisia é pouco! pic.twitter.com/Io1bhkiVtr

-- Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) November 28, 2022

A ex-candidata à presidência Soraya Thronicke (União Brasil) compartilhou um vídeo e criticou a ida do filho do presidente ao Qatar.

"E os patriotas na frente dos quartéis debaixo de sol e de chuva, negando a copa do mundo, assumindo crimes, despesas etc? Lamento muito, pessoal? bem que eu tentei evitar isso, avisei antes, bem antes", escreveu.

E os patriotas na frente dos quartéis debaixo de sol e de chuva, negando a copa do mundo, assumindo crimes, despesas etc? lamento muito, pessoal? bem que eu tentei evitar isso, avisei antes, bem antes? pic.twitter.com/1td5ZmXINO

-- SorayaThronicke (@SorayaThronicke) November 28, 2022

Desde 30 de outubro, quando o resultado das eleições deu a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), bolsonaristas têm feito bloqueios nas estradas e protestado no entorno de quartéis para questionar o resultado do pleito e pedir por uma "intervenção federal" ou "militar".

"O patriota tomando chuva na frente do quartel e o Eduardo Bolsonaro assistindo a Copa do Mundo lá no Catar", escreveu uma pessoa no Twitter.

O patriota tomando chuva na frente do quartel e o Eduardo Bolsonaro assistindo a Copa do Mundo lá no Catar pic.twitter.com/9gqde6WS3E

-- William De Lucca (@delucca) November 28, 2022

Vão lá pessoal... fiquem nas ruas apanhando da polícia enquanto o Eduardo Bolsonaro está lutando por você lá do Catar assistindo aos jogos da Copa... pic.twitter.com/RpCjZeD3hJ

-- Ocidente Livre (@OcidenteLivre) November 28, 2022

Aliado do clã Bolsonaro, o jornalista Rodrigo Constantino falou sobre a viagem de Eduardo ao Qatar durante participação no canal de notícias "JP News" e disse que "o mundo não parou" e "vida que segue".

"Eu não sei o que pensar direito disso. Estou vendo as discussões em vários grupos. O mundo não parou, né? O presidente [Jair Bolsonaro] mesmo está em silêncio —talvez, um silêncio estratégico; talvez, não. E o filho, de certa forma, achou melhor transparecer alguma normalidade. Ou tranquilidade. E está lá aproveitando, curtindo, vendo o jogo", disse Constantino.

"[A viagem] Incomodou muita gente que, de novo, parou tudo para ficar à frente dos quartéis protestando e, de alguma forma, clamando que algo aconteça e impeça a subida na rampa do ex-presidente Lula. Eu entendo quem está revoltado. Eu acho que nada mais pode ser feito agora a não ser focar nisso, nessa batalha, nessa manifestação. E, por outro lado, vida que segue. O povo brasileiro não está nas ruas por causa do Jair Bolsonaro. Está nas ruas por causa de Lula, de Alexandre de Moraes e por aí vai", acrescentou.