Topo

Esse conteúdo é antigo
OPINIÃO

Sakamoto: Lula aplica pragmatismo com Lira para não repetir Dilma-Cunha

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/12/2022 14h04Atualizada em 01/12/2022 15h48

Na avaliação do colunista do UOL Leonardo Sakamoto a aproximação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente da Câmara Arthur Lira (PP) visa garantir uma boa relação com o Legislativo para que o presidente tenha governabilidade. Sakamoto lembrou da relação não muito amistosa entre Dilma Rousseff (PT) e Eduardo Cunha (PTB), presidente da Câmara em 2016, que acabou com o impeachment da petista.

Ele destacou que apesar de ter feito muitas críticas ao orçamento secreto e ao próprio Arthur Lira, Lula acabou se rendendo ao pragmatismo por ter medo que a situação Dilma-Cunha se repita.

"Quando Dilma Rousseff e o PT foram de Arlindo Chinaglia contra Eduardo Cunha, perderam e ganharam toda a inimizade por parte do presidente da Câmara, o que acabou pavimentando o caminho do impeachment. Lula não quer passar pelo mesmo e de uma forma bastante pragmática ele assume que vai apoiar a manutenção de Arthur Lira na presidência da Câmara", disse durante participação no UOL News.

Sakamoto ainda afirmou que esse apoio significa apoiar também os métodos de Lira, incluindo o orçamento secreto e, por isso, Lula irá torcer por uma decisão favorável do STF (Supremo Tribunal Federal) para acabar com o orçamento, tão criticado durante sua campanha.

"Em relação à manutenção do orçamento secreto fica dependendo de uma decisão do STF já que provavelmente o governo Lula não vai bater de frente e nem sua base vai bater de frente com isso. O Lula para ver cumprida sua crítica ao orçamento secreto vai cruzar os dedos esperando que o STF dê um posicionamento contrário a isso", finalizou.

Joel Pinheiro: 'Bolsonaro faz palhaçada vergonhosa postando foto; agir assim é desmoralizante'

"Estou achando uma palhaçada vergonhosa esse fim de governo Bolsonaro. Sempre falou tanto e agora está quietinho, posta fotinho para dar algum sinal de alguma coisa. Que vergonha é essa? O Brasil agora é uma brincadeira de redes sociais com presidente inútil que não está trabalhando?", se indignou Joel Pinheiro sobre a postura de Bolsonaro após o fim das eleições.

Ele também afirmou que Lula está fazendo mais pelo Brasil do que o atual presidente e classificou a situação como "desmoralizante".

"Cadê o governo do Brasil? Que vergonha o presidente do Brasil chorando pelos cantos, covarde e doentinho porque perdeu. É muito aviltante e desmoralizante para qualquer brasileiro ver isso".

Sakamoto: Bolsonaro suspende orçamento secreto para se firmar com apoiadores, mas bolsolão é dele

Leonardo Sakamoto afirmou que Bolsonaro faz movimentos estratégicos e pensados para ficar bem com sua base eleitoral e, mais recentemente, tenta suspender o orçamento secreto para agradar sua base. O colunista do UOL, entretanto, afirmou que o atual presidente pode colocar seu próprio futuro político em risco com algumas atitudes.

"Ele acha que isso vai fortalecer a posição dele junto aos seus eleitores porque dizem que Bolsonaro está tentando liberar dinheiro para o povão e despesas públicas, mostrando que é contra o orçamento secreto e isso é coisa do Lula. Mas o bolsolão já está claro onde e como nasceu. Durante todos esses anos o bolsolão foi de Bolsonaro", disse.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: