Topo

Esse conteúdo é antigo

Nunes Marques envia à PGR pedido de Bolsonaro para investigar Lula e Gleisi

Do UOL, em São Paulo

07/12/2022 09h58Atualizada em 07/12/2022 14h36

O ministro Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal), enviou para análise da PGR (Procuradoria-Geral da República) um pedido de investigação contra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a presidente do PT Gleisi Hoffmann por suposto crime contra a honra do presidente Jair Bolsonaro (PL).

No mês passado, o governo Bolsonaro acionou a PF (Polícia Federal) para instaurar uma ação penal contra os petistas. Segundo o documento, Lula e Gleisi teriam usado comícios e propaganda eleitoral para "macular a honra" e ofender a reputação do presidente, ao usar termos como "genocida, miliciano, assassino, demônio e canibal".

No mês passado, a PF encaminhou o pedido ao STF porque Gleisi Hoffmann, como deputada federal, tem foro privilegiado.

Agora, a PGR deve se manifestar a favor ou contra a abertura da investigação.

O UOL procurou o PT quando o pedido de investigação contra Lula e Gleisi foi enviado ao STF, mas o partido disse que vai responder nos autos do processo.

Pedido de Bolsonaro. O documento enviado ao STF cita um vídeo com imagens de um comício realizado em outubro no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro, no qual Lula teria atribuído a Bolsonaro a responsabilidade pelo assassinato da vereadora Marielle Franco, morta em 2018, e por associação com milicianos.

Também cita publicação que teria sido feita por Gleisi Hoffmann nas redes sociais em setembro, que diz que Bolsonaro seria o mandante do assassinato de Benedito Cardoso dos Santos. Apoiador de Lula, Santos foi morto em setembro deste ano após uma discussão política com um colega de trabalho que apoiava Bolsonaro.