Topo

Alexandre de Moraes diz que 'ainda tem muita gente pra prender'

Do UOL em Brasília

14/12/2022 13h31

Dois dias após a tentativa de invasão de bolsonaristas à Polícia Federal em Brasília, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, disse, sem entrar em detalhes ou citar o evento, que "ainda tem muita gente para prender".

A fala foi feita na sequência de um comentário do colega de STF, o ministro Dias Toffoli, sobre prisões e multas feitas e aplicadas nos Estados Unidos em decorrência do ataque ao Capitólio, em 2021, e da divulgação de fake news.

O que foi dito:

  • "Quem imaginava que ia ter uma invasão no Capitólio? (...) Lá, 964 pessoas já foram detidas, nos 50 estados, acusados de crimes cometidos desde 6 de janeiro" Dias Toffoli

  • "Fiquei feliz com a fala do ministro Toffoli, porque comparando os números ainda tem muita gente pra prender e muita multa para aplicar" Alexandre de Moraes

Na segunda-feira (12), um grupo de bolsonaristas queimou carros, ônibus após a tentativa frustrada de invadir a sede da PF. A confusão ocorreu depois da prisão de um líder indígena que apoia o presidente Jair Bolsonaro (PL). Até o momento, nenhuma pessoa foi presa.

Nas redes sociais, houve comparações do evento desta semana em Brasília, com o ocorrido nos Estados Unidos. Em 6 de janeiro de 2021, o ex-presidente norte-americano Donald Trump pediu aos seus apoiadores que "lutassem como o inferno" contra a suposta "fraude eleitoral maciça". Em seguida, voltou para a Casa Branca, enquanto a multidão lançava um ataque Congresso. O evento deixou 5 mortos e 140 policiais feridos.

Também no evento, Toffoli falou sobre uma multa aplicada um blogueiro norte-americano, condenado a pagar bilhões de dólares em indenização por ter divulgado informações falsas. "Temos que não transigir com a desinformação", disse.