Topo

Esse conteúdo é antigo

A gente não cuida do pobre se olhar política fiscal do Orçamento, diz Lula

Do UOL, em São Paulo

15/12/2022 12h40Atualizada em 15/12/2022 14h08

Em sua tradicional participação no Natal dos Catadores, em São Paulo, Lula voltou a falar que seu governo vai priorizar a população pobre. O petista também prometeu se reunir com moradores de rua após sua posse.

O que Lula disse?

  • O presidente eleito afirmou que para governar para pobre não pode olhar para estatística, nem para política fiscal do Orçamento.
  • Lula prometeu levar sua equipe ministerial para conhecer a cracolândia de São Paulo após a posse e fazer um encontro com moradores de rua.
  • Sem citar nomes criticou a prefeitura da capital, comandada por Ricardo Nunes (MDB).
  • O petista chorou ao dizer que precisa governar para quem não consegue chegar aos gabinetes políticos.

A gente não cuida do pobre se olhar estatística, se olhar a política fiscal do Orçamento

Desde o início das discussões do Orçamento, o presidente eleito tem enfrentado resistência do mercado com a PEC da Transição. Declarações anteriores dele já foram mal recebidas pelo mercado.

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que estava no evento também, repetiu Lula e afirmou que a missão do ministério é fazer "justiça social".

Lula também prometeu fazer uma reunião com moradores de rua após tomar posse e que irá trazer os ministros escolhidos para seu governo para conhecer a realidade da cracolândia e da população de rua em São Paulo.

É uma coisa que preciso mostrar para pessoas escolhidas para serem ministros, para que as pessoas percebam que governar o Brasil não é só atender as pessoas que podem procurar a gente no gabinete

Lula participa do Natal dos Catadores, na região central de São Paulo - André Ribeiro/Futura Press/Estadão Conteúdo - André Ribeiro/Futura Press/Estadão Conteúdo
Lula participa do Natal dos Catadores, na região central de São Paulo
Imagem: André Ribeiro/Futura Press/Estadão Conteúdo

Sem citar nominalmente Nunes, Lula subiu o tom contra a gestão municipal pelo tratamento aos moradores de rua.

Não sei a prefeitura, em algum momento, teve pelo menos a capacidade de pesquisar, estudar a vida de cada mulher, cada homem, por que está na rua

Lula elogiou gestões petistas passadas, como a de Haddad e Marta Suplicy (hoje, sem partido e secretária de Relações Internacionais na capital paulista), para comparar com a atual administração.

O presidente eleito também criticou Jair Bolsonaro por vetar o projeto de lei que proíbe o uso de materiais ou estruturas para afastar pessoas em situação de rua de locais públicos.

Estão fazendo paralelepípedo embaixo da ponte, criando obstáculo para não ter espaço para vocês [moradores de rua] dormirem. Não é que eles não cuidam, eles não querem que vocês tenham o direito de deitar embaixo da ponte

O que é o evento?

O Natal dos Catadores acontece todo ano no centro da capital paulista e reúne o grupo, além de organizações que atuam na área. Lula participa do evento desde 2003 —seu primeiro ano na Presidência.

Quem participou?

Além de organizações e representantes, como o padre Júlio Lancellotti, políticos ligados ao PT marcaram presença como a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, a futura primeira-dama Janja e o futuro ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

Nomes cotados para cargos no governo, como o advogado Marco Aurélio Carvalho e o professor Silvio Almeida, também participaram do evento.