Topo

Esse conteúdo é antigo

Vamos lutar para que seja derrubado, diz padre Júlio após veto de Bolsonaro

Padre Júlio Lancellotti comanda Pastoral do Povo de Rua, em São Paulo - Fernando Moraes/UOL
Padre Júlio Lancellotti comanda Pastoral do Povo de Rua, em São Paulo Imagem: Fernando Moraes/UOL

Do UOL, em São Paulo

14/12/2022 12h16

O padre Júlio Lancellotti comentou o veto à lei que leva o seu nome. Em publicação nas redes sociais, o pároco disse que irá tentar reverter a decisão do presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Vamos lutar para que o veto seja derrubado", escreveu ele em seu perfil do Instagram.

Para derrubar um veto presidencial, é necessário o apoio da maioria dos parlamentares (257 deputados e 41 senadores) em uma sessão conjunta da Câmara e do Senado.

No fim de novembro, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 488/2021, conhecido como lei Padre Júlio Lancellotti. O texto proíbe o uso de materiais ou estruturas para afastar pessoas em situação de rua de locais públicos, e dependia da sanção de Bolsonaro para ser promulgada.

O presidente barrou o projeto ontem, alegando que a medida poderia interferir no planejamento da política urbana e causar insegurança jurídica. "O veto presidencial preserva a liberdade de governança da política urbana", disse o Planalto em nota.

Padre Júlio comanda a Pastoral do Povo de Rua em São Paulo, e dedica a vida toda ao acolhimento de vulneráveis. No ano passado, uma foto dele quebrando a marretadas as pedras colocadas pela prefeitura paulistana sob um viaduto para impedir o pernoite de pessoas em situação de rua viralizou nas redes sociais.