Topo

Esse conteúdo é antigo

O que acontece com Sérgio Cabral após ele ser solto?

Arquivo - Sérgio Cabral chega à Justiça Federal para prestar depoimento - Pedro Teixeira/ Agência O Globo
Arquivo - Sérgio Cabral chega à Justiça Federal para prestar depoimento Imagem: Pedro Teixeira/ Agência O Globo

Do UOL, em São Paulo

18/12/2022 10h43

Depois de seis anos preso, o ex-governador do Rio Sergio Cabral terá uma vida com menos restrições a partir de amanhã, quando deve deixar a cadeia para cumprir prisão em regime domiciliar.

COMO FICA A VIDA DE CABRAL APÓS SER SOLTO?

Prisão domiciliar: Depois de deixar a cadeia, Cabral vai morar com a família em uma casa em Copacabana, zona sul do Rio.

Ele usará tornozeleira eletrônica? Apesar de preso dentro de casa, Cabral precisará usar tornozeleira eletrônica, dispositivo criado justamente para monitorar presos em prisão domiciliar e detentos em saída temporária.

Cabral poderá deixar o Rio? Não. Segundo seu advogado, Daniel Bialski, ele só poderá viajar com autorização da Justiça.

"Mas ele não vai fazer uso disso porque só vai deixar a residência se tiver de ir ao médico fazer exames ou algo que o valha", disse o defensor.

E poderá receber visitas? Ainda segundo seu advogado, Cabral poderá receber a visita de familiares. "A restrição é a pessoas ligadas ao processo", diz.

As redes sociais estão liberadas? "Sim, pode usar rede social", afirma Bialski. Para não ter acesso às redes, seria necessária decisão expressa da Justiça, o que não ocorreu.

Cabral será candidato na próxima eleição? Como ele já foi condenado em segunda instância, ele se enquadra na Lei da Ficha Limpa e não pode disputar. "Nem pretende", afirma Bialski.

Ele perdeu os direitos políticos? Apesar de ficha suja, Cabral só perderá os direitos políticos se estiver condenado após o chamado "trânsito em julgado", quando acabam as possibilidades de recorrer.

Ele vai trabalhar? Cabral "acalenta um projeto: quando libertado, tornar-se consultor político", afirma reportagem da Agência Estado. "Um negócio que mesmo pessoas que o conhecem há anos consideram difícil para quem, na vida pública, teve e perdeu tudo."

"Não sei se ele vai ser consultor político", afirmou seu advogado ao ser questionado sobre tal possibilidade. "Vou conversar com ele amanhã."

STF DECIDE SOLTAR CABRAL

Na noite de sexta, terminou o julgamento no Supremo que pedia a soltura de Cabral. Por 3 votos a 2, a Corte decidiu que ele pode deixar a prisão.