Topo

Líderes mundiais lamentam morte de Pelé

Pelé e a taça Jules Rimet na Torre Eiffel, em Paris, França - Getty Images
Pelé e a taça Jules Rimet na Torre Eiffel, em Paris, França Imagem: Getty Images

Do UOL, em Brasília

29/12/2022 17h50

Os presidentes da França, Emmanuel Macron, da Argentina, Alberto Fernández, dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, lamentaram a morte de Pelé, aos 82 anos.

Fernández, disse que o mundo perdeu "um dos melhores futebolistas da história".

Macron publicou uma imagem do Rei do Futebol no Twitter.

Já Biden disse que a ascensão de Pelé, de origem humilde, à lenda do futebol é uma história que mostra o que é possível.

Vladimir Putin enviou uma mensagem de condolências ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Graças ao seu talento, suas qualidades únicas, o seu jogo bonito, o futebol se tornou o esporte preferido de milhões de pessoas no mundo inteiro, incluindo na Rússia. Tive a sorte de falar pessoalmente com este homem notável e guardarei as melhores lembranças dele para sempre". Vladimir Putin

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama também publicou uma homenagem ao craque brasileiro no Instagram. "Como um dos atletas mais reconhecidos no mundo, ele entendeu o poder do esporte para unir as pessoas", escreveu Obama.

No post, ele usou uma foto sua com o jogador em que os dois seguram uma camisa da seleção brasileira. Na peça, uma dedicatória de Pelé ao ex-presidente norte-americano: "para presidente Obama, com abraço, Edson Pelé".

O Rei do Futebol estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, em decorrência de complicações de um câncer no cólon.